AERO Magazine
Busca

Ataque Real

Rússia inicia ataque à Ucrânia: Bases, aeroportos e estruturas militares são destruídas

Nesta madrugada, o presidente Putin ordenou uma missão militar especial na Ucrânia


Ataques foram feitos nos principais aeroportos e infraestruturas militares do país - Gabinete do Presidente da Ucrânia
Ataques foram feitos nos principais aeroportos e infraestruturas militares do país - Gabinete do Presidente da Ucrânia

Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma operação militar especial na região de Donbas (regiões separatistas e pró-russas de Donetsk e Luhank). Logo após o anúncio presidencial, um ataque grande por parte da Rússia começou.

Explosões destruíram outras regiões fora de Donbas inclusive em regiões perto da capital Kiev. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou algumas horas depois que suas forças neutralizaram a infraestrutura militar ucraniana ou pelo menos, enfraqueceu uma parte dela.

Alvos como aeroportos, bases aéreas e áreas de suprimentos foram destruídos. O espaço aéreo da Ucrânia foi fechado pela Agência Europeia da Segurança para a Aviação (Easa). Por aplicativos como o Flight Radar 24, é possível ver que não há movimentação de aviões sobre a Ucrânia.

No vídeo abaixo é possível ver caças MiG 29 da Ucrânia em um voo a baixa altura em alguma zona de conflito no país.

De acordo com informações da CNN, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já veio a público e fez algumas declarações importantes, como anunciar a Lei Marcial e convocar todos os cidadãos civis que estejam em condição para se apresentarem ao exército, entre outros anúncios.

Zelensky já conversou com presidente dos Estados Unidos Joe Biden, com o chanceler alemão Olaf Scholz, o com primeiro-ministro do Reino Unido Boris Jonson e com líderes da União Europeia.

Os Estados Unidos e a Otan já estão reagindo aos ataques informando que sanções mais duras e severas serão impostas.

Vale ressaltar que as forças da Otan (EUA também incluso) não irão mandar tropas, aeronaves e outros meios bélicos diretamente para a Ucrânia. Os meios de defesa da aliança militar ficarão de prontidão em áreas da aliança.

O presidente Vladimir Putin disse "Quem quer que tente interferir conosco, e ainda mais para criar ameaças ao nosso país, ao nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e o levará a consequências como nunca vistas".

Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque à todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental. Mas devido a tensão, tropas e aeronaves da Otan estão em alerta em territóiros de países da organização internacional.

Alguns relatos informaram que um avião militar da Ucrânia caiu e matou cinco pessoas. Todavia, também há relatos de baixas russas, como helicópteros e tanques da Federação Russa que foram destruídos: ao menos seis (de acordo com o governo da Ucrânia).

* Matéria em atualização!

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 24/02/2022, às 10h25


Mais Notícias