Caças F-16 da Romênia escoltaram o Su-27 até uma base aérea do país da Otan
Nesta quinta-feira (24), caças F-16 Fightining Falcon da Romênia interceptaram um caça Su-27 da Ucrânia, que entrou no espaço aéreo romeno sem autorização.
Assim que foi interceptado pelos F-16, o caça Su-27 foi escoltado até uma base aérea da força aérea romena situada na cidade Bacău, ao nordeste do país.
“Após o pouso, o piloto militar ucraniano se colocou à disposição das autoridades romenas e serão tomadas as medidas legais exigidas nessas situações”, informou o Ministério da Defesa Nacional da Romênia em comunicado.
Ver essa foto no Instagram
O motivo da ida do avião militar para um país membro da aliança ocidental da Otan é desconhecido. Mas é possível que o piloto ucraniano tenha desertado e buscado asilo diplomático, ação até comum em conflitos militares.
A chegada do caça da Ucrânia à Romênia acontece depois que a Rússia começou um ataque à vizinha Ucrânia. Diversos pontos da cidade já foram tomados por militares de Moscou.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, alvos estratégicos como: aeroportos, bases aéreas e demais infraestruturas militares já foram neutralizadas.
Ukrainian Air Force An-26 has reportedly been shot down by Russian forces. 14 people were on board with 5 confirmed killed on initial assessment. https://t.co/Bv1rVdxYnLpic.twitter.com/fAWpjIXrw2
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 24, 2022
No entanto, ainda há relatos de um maior avanço da Rússia e que os militares da Ucrânia estão fazendo o contra-ataque. Mas deve-se deixar claro que a potência bélica da Rússia é bem maior.
A Otan (EUA incluso) já está respondendo aos ataques informando que severas sanções serão impostas à Rússia. No entanto, foi informado que forças aliadas (Otan) não vão entrar na Ucrânia.
Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque a todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental.
Todavia, os meios de defesa da aliança militar do ocidente estão em prontidão em áreas de países membros da organização.
* Matéria em atualização!
Redação
Publicado em 24/02/2022, às 13h30
+lidas