AERO Magazine
Busca

Ajuda ocidental

Ucrânia divulga foto de helicóptero Black Hawk com as cores do país

Segundo dados oficiais da inteligência da Ucrânia o helicóptero Black Hawk já está sendo usado na guerra


Helicóptero opera junto com Mi-24, de fabricação soviética - Inteligência Militar da Ucrânia
Helicóptero opera junto com Mi-24, de fabricação soviética - Inteligência Militar da Ucrânia

A Ucrânia divulgou imagens de um helicóptero norte-americano UH-60 Black Hawk ostentando as cores nacionais do país. A foto foi divulgada pela inteligência militar ucranianas em sua conta oficial no twitter.

"A aviação de inteligência militar da Ucrânia continua seu trabalho na linha de frente da defesa de nosso país. Os pilotos de reconhecimento acabaram de voltar de outra missão de combate", publicou.

No entanto, não foi confirmado quantos UH-60 Black Hawk a Ucrânia possui e qual capacidade operacional de seus pilotos, nem mesmo quem foi o fornecedor da aeronave.

Embora seja um modelo militar amplamente utilizado pelos Estados Unidos, o Black Hawk conta com variantes usadas por diversas nações, inclusive o Brasil. Por ora, não foi confirmado quem cedeu o helicóptero e nem planos para envio de mais unidades. Nas últimas semanas vários países ocidentais anunciaram pacotes de ajuda bélica a Kiev.

Contudo, este não é o primeiro helicóptero ocidental em uso pelos ucranianos. Um WS-61 Sea King está operando pela marinha do país, de um pacote com três unidades fornecidas pelo governo britânico.

Apesar de ainda não ter recebidos seus necessários caças e carros de combate pesados, a ajuda internacional ao longo dos últimos doze meses incluiu drones, mísseis anticarros e defesa aérea.

A Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos garantiram que planejam enviar os carros de combate Chalenger, Leopard e Abrams. Todavia, não existe prazo para envio ou recebimento desses equipamentos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 22/02/2023, às 09h30 - Atualizado em 23/02/2023, às 09h30


Mais Notícias