Drone abatido tem semelhanças com o Shahed-136, usado como kamikazes em ataques
O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que derrubou um drone Shahed-136, de fabricação iraniana e usado pelos russos. O abate ocorreu na terça-feira (13) na região de Kharkiv, ao leste do país, próximo da fronteira com a Rússia.
Fotos compartilhadas no Twitter oficial do Ministério da Defesa, mostram os destroços do pequeno veículo aéreo não tripulado. Também foi confirmado na publicação que foi o primeiro drone deste modelo abatido pelas forças de Kiev.
Iranian attack UAV Shahed-136, eliminated by the #UAarmy near Kupiansk, Kharkiv region.
— Defense of Ukraine (@DefenceU) September 13, 2022
🇷🇺 and 🇮🇷: A perfect union of two despots.
📷 @kms_d4kpic.twitter.com/M7sQ9PX1hJ
O dronoe poderia estar sendo utilizado para reconhecimento, mas pode também voar armado com pequenas munições para ataques pontuais no estilo Kamikaze.
Um fato interessante é que os Estados Unidos e a Ucrânia haviam acusado o Irã de fornecer drones aos russos, o que na ocasião foi negado por Teerã.
Todavia, as forças ucranianas também operam drones fornecidos pelos Estados Unidos e pela Turquia, como o Phoenix Ghost e o Bayraktar TB2, respectivamente. Aliás, o uso de drones se mostrou vital no sucesso ucraniano em diversas frentes, sendo um contraponto ao maior poderio militar russo.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está se aproximando do sétimo mês. Por ora, os ucranianos comemoram a contraofensiva que permitiu retomar algumas áreas que haviam sido ocupadas por forças russas.
Atualmente a Ucrânia tem divulgado em menor escala suas operações aéreas, mesmo com uso de drones. A força aérea do país recebeu recentemente um novo lote de mísseis, mas existem poucos caças em serviço.
Por André Magalhães
Publicado em 14/09/2022, às 09h25
+lidas