Drone MQ1-C pode voar até 30 horas e é equipado com modernos sensores e mísseis
Os Estados Unidos podem vender modernos drones de combate à Ucrânia, ampliando a ajuda militar fornecida por Washington desde o início do conflito com a Rússia.
O governo Joe Biden planeja vender à Ucrânia quatro MQ-1C Grey Eagle, que podem ser armados com mísseis Hellfire. O veículo aéreo não tripulado é considerado um dos mais eficiêntes e letais em serviço em todo o mundo.
A informação partiu de três fontes ouvidas pela Reuters, mas a venda ainda não é certa e ainda deverá ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.
Recentemente Washington forneceu outros drones para os ucranianos, mas são de pequeno porte e não tão avançados como o MQ-1C, que pode voar 30 horas coletando dados do inimigo ou mesmo efetuando ataques.
Caso os Grey Eagle sejam efetivamente destinados à Ucrânia, serão mais modernos drones enviados ao país que está contante ataque russo desde fevereiro.
Nessa quarta-feria, os Estados Unidos anunciaram o envio de mais um pacote de armas a Kiev no valor de US$ 700 milhões. Nesta nova remessa de armamentos estão o sistemas de foguetes HIMARS que tem um ançanece de 80km. Ainda que em número limitado, o sistema poderá ser usado na defesa ou eventual contra-ataque na reconquista de territórios ocupados pela Rússia.
Por André Magalhães
Publicado em 02/06/2022, às 15h25
+lidas