Greve dos controladores de tráfego aéreo irá durar 24 horas e afetará boa parte dos voos na França
Controladores de tráfego aéreo da França anunciaram que farão uma greve de 24 horas, para pleitear aumento de salários, frente à alta da inflação no país, e mais contratações de funcionários.
#Perturbations | Mouvement social des contrôleurs aériens sur l’ensemble du territoire national pour la journée du vendredi 16 septembre 2022. pic.twitter.com/zfkBy25ByL
— Direction générale de l'aviation civile 🇫🇷🇪🇺 (@DGAC) September 13, 2022
Segundo os grevistas, o movimento vai começar à 1h (Brasília) de madrugada de sexta-feira (16) e deverá provocar atrasos e cancelamentos de voos. A crise poderá reverberar em outros países da Europa, ampliando a situação delicada do transporte aéreo local, que enfrenta diversos desafios. A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da França pediu aos passageiros possivelmente afetados que procurem as companhias aéreas para saberem dos status de seus voos.
A Air France, principal companhia aérea do país, informou que planeja operar 90% dos voos de longo alcance e 45% dos de médio e curto alcance. “Atrasos e cancelamentos de última hora não podem ser descartados. A programação de voos está sendo atualizada e os clientes afetados por voos cancelados serão notificados individualmente por SMS e e-mail”, segundo comunicado divulgado na madrugada de hoje (14).
O velho continente tem sofrido com constantes movimentos grevistas desde o início da temporada de verão local, em maio. A Lufthansa, por exemplo, viu funcionários de solo e pilotos pararem de trabalhar por 24 horas no período. Estes últimos planejavam um segundo movimento com motivação similar ao dos controladores, com duração de até 72 horas, mas um acordo salarial com sindicatos o impediu.
Marcel Cardoso
Publicado em 14/09/2022, às 06h20
+lidas