AERO Magazine
Busca

NBAA-BACE 2019

Turbo-hélice suíço recebe melhorias e se destaca em performance

Pilatus PC-12NGX recebe autothrottle, nova aviônica e janelas maiores


Durante a NBAA-BACE 2019 a suíça Pilatus apresentou o PC-12 NGX, a versão aprimorada do consagrado monoturbo-hélice. O modelo incorpora novo motor, autothrottle e novas janelas ainda maiores.

O PC-12 NGX novo modelo utiliza o motor PT6E-67XP da Pratt & Whitney Canada, que apresenta um sistema de hélice eletrônico e controle de motor, incluindo FADEC (Full Authority Digital Engine Control), o que o torna o único do segmento com tal recurso. Além disso, o novo modo de baixa velocidade da hélice resulta em uma redução significativa no ruído da cabine para maior conforto do passageiro. O novo motor aliado a melhorias pontuais na aerodinâmica permitiram uma velocidade máxima de cruzeiro de 290 KTAS (537 km/h).

LEIA TAMBÉM

Outra novidade foi a adoção do sistema Advanced Cockpit Environment (ACE) da Honeywell, inspirado no PC-24, que fornece uma suíte de aviônicos aprimorada, incluindo telas com funções sensíveis ao toque.

As janelas da cabine foram ampliadas em 10% permitindo melhor visualização do exterior e fornecendo mais luz natural a cabine. A forma retangular das novas janelas, também oriundas do PC-24 e o revestimento externo do para-brisa em tom escuro criam uma presença de rampa distinta para o PC-12 NGX.

A cabine de passageiros foi completamente redesenhada pela BMW Designworks, contando agora com seis opções de configuração. Os bancos foram concebidos com base em uma melhor ergonomia e com capacidade de reclinação total. Além disso, permitem máxima liberdade de movimento independente da configuração adotada, com mais espaço livre na cabine. Segundo a Pilatus o novo sistema de ar condicionado oferece uma melhor distribuição de ar, aliado a uma operação mais silenciosa.

Os intervalos de manutenção programada foram estendidos para 600 horas de voo e o período de tempo entre revisões aumentou de 4.000 para 5.000 horas.

O brasileiro João Carlos Marinho Lutz se tornou um dos primeiros clientes a encomendar o avião, ainda na NBAA-BACE 2019. Atualmente pilotando um turboélice não pressurizado, o brasileiro escolheu a nova aeronave Pilatus, porque “somente o PC-12 NGX pode chegar a fazendas em locais remotos onde eu preciso ir e destinos incríveis no Brasil”.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 28/10/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h24


Mais Notícias