AERO Magazine
Busca

Ação em prol da vida

Transporte aéreo de órgãos terá isenção de tarifas em São Paulo

Iniciativa do Decea visa estimular a participação da aviação geral no transporte aéreo de órgãos, tecidos e equipes médicas


Além do DECEA, Associação Brasileira de Aeroportos e a Petrobras isentam as taxas de pouso e de combustível para voos de transporte de órgãos - Divulgação Decea
Além do DECEA, Associação Brasileira de Aeroportos e a Petrobras isentam as taxas de pouso e de combustível para voos de transporte de órgãos - Divulgação Decea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou a isenção das tarifas de navegação e comunicações para aeronaves privadas que transportam órgãos, tecidos e equipes médicas no estado de São Paulo.

A medida integra o apoio ao Projeto TransplantAR, voltado para a otimização do transporte de órgãos para transplantes. Inicialmente centrado em São Paulo, há planos de expansão das operações para outros estados do Brasil.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e companhias aéreas comerciais também contribuem na distribuição de órgãos pelo território nacional, enfrentando o desafio das grandes distâncias. Órgãos como coração e pulmão, que possuem um tempo limitado para transplante, são favorecidos pela rapidez do transporte aéreo.

A operação logística do transporte de órgãos é coordenada pelo Decea, em parceria com a Central Nacional de Transplantes. A colaboração garante que os voos dedicados ao transporte de órgãos tenham prioridade e sejam realizados com segurança.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor-Geral do Decea, disse que a parceria com o Projeto TransplantAR é importante e busca reduzir o tempo de espera e aumentar as chances de sucesso nos transplantes em todo o país.

Por Micael Rocha
Publicado em 22/08/2024, às 07h13


Mais Notícias