AERO Magazine
Busca

Capacidade tecnológica brasileira

Tecnologia brasileira vai equipar caças da Suécia

Painel projetado para Força Aérea Brasileira está entre os mais modernos do mundo


A Suécia optou por padronizar seus novos Gripen E com o painel adotado pela versão brasileira. Os 60 caças encomendados pela força aérea sueca passarão a incluir, a partir de 2020, os displays desenvolvidos pela brasileira AEL Sistemas, permitindo harmonizar os programas brasileiro e sueco.

O sistema composto pelo Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD), foi desenvolvido, inicialmente, para atender as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira. Como resultado da nova configuração padronizada entre as duas forças aéreas, os displays serão exportados para os caças Gripen NG suecos, tornando a AEL Sistemas em um dos principais fornecedores globais da Saab.

A padronização dos programas promove uma transferência de tecnologia do Brasil para o mundo, mostrando um novo exemplo de transbordamento (spillover effect) na parceria industrial. O modelo supera as expectativas da FAB no que se refere ao aumento da capacidade da indústria nacional, um dos grandes objetivos do programa de desenvolvimento do novo caça incentivado pela força aérea.

De acordo com a Saab, a escolha dos suecos pelo padrão brasileiro ocorreu após inúmeras sessões de treinamento dos pilotos suecos em simuladores equipados com WAD da versão brasileira, onde concluíram que a apresentação de dados recebidos e fusionados em um sistema de tela única era uma solução melhor a anterior (que utilizava múltiplas telas menores).

O WAD é um sistema inteligente e redundante, com tela panorâmica (19 x 8 polegadas) de alta resolução, que permite exibir uma imagem contínua em toda a sua extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touch screen ou interfaces externas. É a principal fonte das informações de voo e missão na cabine de piloto, aumentando a consciência situacional tática do piloto.

Além do WAD, a AEL também fornecerá aos caças Gripen E suecos o HUD, um display com amplo campo de visão que fornece ao piloto as informações essenciais de voo e de missão diretamente na parte frontal superior do cockpit, assim como o HMD, um capacete que permite ao piloto ver os dados e as imagens dos alvos reais e virtuais, adicionando funcionalidades que aumentam as capacidades de julgamento e consciência situacional do piloto.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/11/2018, às 16h25 - Atualizado às 16h56


Mais Notícias