O fabricante italiano Tecnam vai iniciar a entrega de seus primeiros P-Mentor, após a certificação de tipo Parte 23 da FAA
A Tecnam anunciou a obtenção da certificação de tipo (Parte 23) pela agência reguladora da aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para o monomotor P-Mentor, permitindo a entrega dos primeiros vinte aviões para a HCH Aviation, fortalecendo sua parceria com uma universidade do Texas.
A certificação Parte 23 é importante para garantir a aeronavegabilidade de aeronaves leves, abrangendo modelos de até dezenove assentos. A mais recente chancela confirma que o P-Mentor atende aos rigorosos padrões de desenvolvimento, montagem e operação segura exigidos pela autoridade aeronáutica.
Destinado primordialmente à instrução aérea, o P-Mentor da Tecnam é ideal desde treinamentos iniciais até fases mais avançadas. O modelo vem equipado com aviônicos Garmin G3X sensíveis ao toque (touchscreen), adequados para treinamento de voo por instrumentos. As atualizações estão em linha com as recentes alterações das normativas CS-23 EASA e da FAA.
Além das funcionalidades voltadas para a educação aeronáutica, o P-Mentor inclui uma hélice de passo variável e um trem de pouso retrátil (em modo simulado), com a opção de adicionar paraquedas balísticos. Equipado com o motor Rotax 912is, o monomotor consome, segundo dados oficiais, treze litros de combustível por hora em regime econômico, possibilitando até dez horas de voo contínuo.
Por Micael Rocha
Publicado em 10/05/2024, às 11h27
+lidas