AERO Magazine
Busca

Até 11 passageiros

Empresa do Havaí recebe o segundo Tecnam P2012

Pacific Air Charter recebeu o segundo Tecnam P2012 novo de fábrica e planeja ampliar oferta de serviços premium no Havaí


Tecnam
Tecnam

A Costruzioni Aeronautiche Tecnam entregou o segundo P2012 Traveler para a Pacific Air Charter, com base no Havaí, nos Estados Unidos. A primeira aeronave foi entregue em agosto, onde já está em serviço.

A etapa final de entrega do segundo avião começou em Santa Maria (SMX), na Califórnia, com destino a Honolulu (HNL), no Havaí e exigiu uma viagem de 14h57 minutos sobre o Pacífico. A longa viagem foi possibilitada após uma série de adaptações no P2012 para o voo de translado de longo alcance.

“Com este último voo de ferry de 15 horas, estabelecemos um novo recorde para a Tecnam”, disse Francesco Sferra, gerente de vendas e desenvolvimento de negócios de plataformas de missões especiais da Tecnam.

Tecnam P2012
Tecnam P2012 pode ser configurado com até onze assentos individuais

Segundo a Tecnam, o terceiro avião da série P2012 está atualmente sendo montado nas instalações de Cápua, na Itália. A Pacific Air Charters conta com um pedido adicional de 24 Travelers, que serão recebidos conforme novos contratos forem formalizados, de acordo com a necessidade de crescimento da frota.

Atualmente Pacific Air Charters oferece voos fretados com serviço premium entre as ilhas havaianas e escolheu o P2012 por ser um bimotor, o que garante maior confiabilidade em voos sobre a água. Além disso, a empresa afirma que os novos aviões oferecem custos operacionais

muito competitivos, mesmo utilizando motores a pistão, ante as opções de turboélices existentes. O avião é equipado com dois motores Lycoming, TEO-540 C1A, de 750 hp, cada, e equipados com FADEC.

Tecnam P2012
Primeiro P2012 Traveler da Pacific Air Charter foi usado em missões humanitárias durante os incêndios no Havaí

Os P2012 da Pacific Air Charter foram configurados com onze lugares, com assentos individuais e inclinação, janela dedicada a cada um dos lugares e tomadas USB e porta-copos individuais, além dos apoios de braços tradicionais.

Um dos destaques do modelo é seu ar-condicionado duplo, que também pode ser operado no solo por meio de uma conexão de energia CC, que permite manter a climatização do avião no pátio durante as operações de embarque e desembarque.

O primeiro P2012 Traveller entregue no Havaí demonstrou sua versatilidade quando uma série de incêndios florestais atingiu a ilha de Maui, no início de agosto de 2023. A então única aeronave operada pela Pacific Air Charter estava há apenas dez dias em serviço quando foi usada para transportar milhares de quilos de alimentos, remédios e entre outros, assim como em voos de evacuação daqueles que precisavam de atenção médica em Honolulu, localizada na ilha de Oahu.

“O P2012 Traveller confirmou que esta é a plataforma perfeita para esta área. Estamos focados em serviços premium, mas a aeronave tem muitas capacidades e amplia nossas opções”, destacou Pat McNamee, diretor de operações da Pacific Air Charters.

“Depois de um dos voos de ferry mais exigentes do mundo entre a Costa Oeste dos EUA e o Havai, o nosso P2012 Traveller demonstrou imediatamente a sua versatilidade, podendo ser configurado para qualquer missão necessária para servir a comunidade”, comentou Sferra.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/09/2023, às 16h00


Mais Notícias