AERO Magazine
Busca

Para design e simulação

Startup de eVTOL brasileira usará plataforma da Altair

A Moya Aero e a Altair fecharam uma parceria para para a utilização de uma plataforma voltada ao desenvolvimento dos eVTOL


O uso da plataforma poderá otimizar o ciclo de vida dos projetos de engenharia - Divulgação
O uso da plataforma poderá otimizar o ciclo de vida dos projetos de engenharia - Divulgação

A Altair, empresa do ramo de inteligência computacional, fechou uma parceria com a startup brasileira Moya Aero para a utilização de uma plataforma de design e simulação para desenvolver veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os eVTOL.

Com o uso do equipamento, a startup pretende otimizar o ciclo de vida dos projetos de engenharia. A expectativa é que as ferramentas reduzam o tempo de desenvolvimento de produtos, diminuam os custos de prototipagem e testes, e aumentem a eficiência nos processos de design e análise de sistemas da equipe.

"Nosso objetivo é ser líder de mercado em veículos aéreos não tripulados de alta capacidade e impulsionar esse tipo de entrega em mercados inexplorados. A tecnologia da Altair ajudará nossa equipe a criar projetos mais seguros, confiáveis e eficientes que aumentam a competitividade de mercado de nossos produtos", disse Alexandre Zaramela, CEO e diretor técnico da Moya Aero.

Primeiro voo de protótipo foi no fim de 2023

O futuro eVTOL cargueiro da empresa fez seu primeiro voo nos arredores em São José dos Campos, no interior paulista, em dezembro de 2023. Na ocasião, era de que a campanha de ensaios em voo do “drone” cargueiro seja realizada ao longo meses seguintes, com o modelo programado para entrar em serviço em meados de 2026.

O protótipo tem capacidade para transportar mais de duzentos quilos de carga, sendo classificado como um veículo de alta capacidade, concebido para voar em áreas urbanas oferecendo serviço logístico expresso. Segundo a Moya Aero, a aeronave tem alcance de trezentos quilômetros, permitindo voar entre diversos pontos de uma região metropolitana ou fazer entregas e coletas entre pares de cidades.

Ela é classificada como um modelo de carga classe um (acima de 150 kg) de alta capacidade.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/11/2024, às 11h20


Mais Notícias