AERO Magazine
Busca

Impacto nas receitas

Spirit Airlines deixará Airbus A320neo no chão após problema nos motores

Companhia aérea norte-americana Spirit Airlines vai suspender voos com parte de sua frota de Airbus A320neo até o final deste ano


Spirit possui mais de 70 A320neo em sua frota - Divulgação
Spirit possui mais de 70 A320neo em sua frota - Divulgação

A companhia aérea de ultra baixo custo norte-americana Spirit Airlines informou hoje (03), que deixará sete Airbus A320neo no chão até o final do ano, após um novo problema identificado nos motores que equipam seus aviões.

A Spirit disse que os sete A320neo se somarão aos outros sete aviões que estão passando pelo processo de remoção e inspeção não programado de seus motores PW1100 Geared Turbo Fan (GTF), produzidos pela Pratt & Whitney.

A transportadora afirma que suas receitas do terceiro trimestre serão impactadas diretamente pelo aterramento de seus jatos.  

A Spirit possui a maior frota de A320neo equipados com os motores GTF nos Estados Unidos. A companhia opera atualmente com 77 aeronaves do modelo, além de dois A321neo.

A empresa diz que "se não estivéssemos sobrecarregados com os problemas de disponibilidade do motor neo, poderíamos alcançar a utilização total da frota e margem mais normalizada."

No trimestre encerrado em junho, a companhia aérea com sede na Flórida registrou prejuízo de US$ 2,3 milhões, mesmo com a receita recorde de US$ 1,4 bilhão registrada no período, alta de 4,8% na comparação anual.

Na semana passada, a RTX Corp, empresa controladora da Pratt & Whitney, informou que parte significativa dos motores PW1100 GTF xigirá inspeções, depois que uma contaminação no pó metálico utilizado na produção de certas peças foi identificada nos motores produzidos até 2021.

A Pratt & Whitney espera que 1.200 motores necessitem de vistorias nos próximos doze meses, sendo que 200 deles exigem inspeções 'aceleradas' até meados de setembro.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/08/2023, às 15h55


Mais Notícias