AERO Magazine
Busca

Banho de espuma

Sistema contra incêndio aciona acidentalmente e inunda hangar

Espuma cobriu alguns aviões e se espalhou por toda a área, inclusive pátio externo


Incidente fez com que todo o hangar e parte da área externa fossem tomados por uma densa camada de espuma

Uma falha no sistema de combate a incêndios do hangar da Delta Air Lines inundou o espaço com espuma de extinção de chamas. Ainda assim, não houve quaisquer vítimas ou indícios de fogo real.

A cena inusitada ocorreu nas instalações da empresa em Los Angeles (LAX), um dos mais movimentados aeroportos dos Estados Unidos. O incidente ocorreu após uma aeronave retornar ao hangar com a unidade de exergia auxiliar (APU) ligada. Segundo relatos de alguns funcionários que estavam no local, o calor gerado acionou o sistema de combate a incêndio, forçando a dispersão da espuma.

LEIA TAMBÉM

Sem terem como conter o funcionamento do dispositivo, a opção foi abrir as portas do hangar para que o material pudesse sair. A Delta ainda está apurando a causa do incidente, mas afirma que o caso não prejudicou as operações, mantendo a regularidade dos voos programados para saírem dos Terminais 2 e 3, além do terminal Internacional Tom Bradley.

Não é a primeira vez que este tipo de incidente acontece, em janeiro do ano passado, um caso similar ocorreu no hangar da American Airlines no aeroporto de Guarulhos. Na ocasião o motivo foi a forte onda de calor que atingiu o aeroporto na época, com a temperatura do ar chegando a marca dos 35,5ºC, enquanto de algumas superfícies superou facilmente os 50ºC, o que provocou o acionamento dos sensores contra incêndio dentro hangar.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 25/03/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h43


Mais Notícias