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Entre o eVTOL e o helicóptero

Sikorsky anunciou estudos para nova geração de asas rotativas

Conceito HEX / VTOL da Sikorsky validará estudos para o desenvolvimento de uma nova geração de aeronaves de asas rotativas


Imagem Sikorsky anunciou estudos para nova geração de asas rotativas

A Sikorsky planeja construir, testar e voar um demonstrador híbrido-elétrico de decolagem e pouso vertical (HEX/VTOL, na sigla em inglês) com configuração de asa inclinada. O conceito é ligeiramente diferente da proposta comum no mercado de eVTOL, assim como o foco é atender a próxima geraçãode grandes aeronaves VTOL.

O conceito visa avaliar uma maior variação das configurações dos helicópteros, mas com vários graus de eletrificação e um sistema avançado de autonomia e para voo pilotado. O programa HEX pretende abordar modelos com alcance superior a 500 milhas náuticas em alta velocidade, com menos sistemas mecânicos, visando reduzir a complexidade e oferecer menores custos de manutenção.

A Sikorsky Innovations, o grupo de prototipagem da empresa, etrabalha com a GE Aerospace na finalização e construção de um banco de testes de sistemas de energia elétricos híbridos, para validar um motor elétrico de 600 kW. O teste é o primeiro passo para avaliar o desempenho de voo pairado do demonstrador HEX subsequente. A proposta é uma aeronave de peso bruto máximo de 4.000 quilos, com turbogerador na classe de 1,2 MW.

“A autonomia e a eletrificação trarão mudanças transformacionais na segurança de voo e na eficiência operacional de grandes aeronaves VTOL. Nosso programa de demonstração HEX fornecerá informações valiosas à medida que olhamos para uma futura família de aeronaves construídas em escala e configurações preferidas relevantes para clientes comerciais e militares”, explicou Paul Lemmo, presidente da Sikorsky.

Ainda que o modelo final do projeto HEX/VTOL não tenha como foco a certificação e nem a criação de uma aeronave final, os dados e parâmetros estabelecidos pelo projeto deverão fornecer as bases para desenvolvimento de uma aeronave de série.

A Sikorsky está projetando motores elétricos, eletrônica embarcada e o próprio hardware e atuação de gerenciamento de veículos, ampliando sua presença em um segmento ainda pouco explorado. “A HEX irá integrar esses componentes, mostrar a crescente maturidade do nosso conjunto de autonomia MATRIX™ e o potencial para sistemas livres de manutenção. Ver os resultados nos levará a projetos gerais mais eficientes”, disse Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations.

A Sikorsky Innovations foi formada em 2010 para atender a demanda por novas tecnologias relacionados à velocidade, autonomia e inteligência das asas rotativas e agora tem foco também na inovação de propulsão elétrica.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/02/2024, às 16h00


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