Heliserras

Helicóptero utiliza motosserra para podar árvores nos EUA

Uso de aeronave em serviço de controle de vegetação é mais rápido e proporciona menor impacto ambiental


Conjunto de serras é içado por helicóptero e empregado no corte de árvores e galhos

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Não é necessário ser piloto, nem mesmo gostar de aviação, para reconhecer a versatilidade dos helicópteros. No cotidiano é empregado em uma infinidade de atividades, de transporte executivo, passando por socorro aeromédico, missões policiais e militares.

Poucos podem imaginar um uso bem mais ‘bizarro’ para a chamada aviação de asas rotativas. Que tal podar árvores usando um helicóptero? A ideia pode perecer absurda, mas é uma realidade desde a década de 1980.

O engenheiro Randall Rogers criou e patenteou nos Estados Unidos uma espécie de motosserra gigante que permite podar árvores e cortar arbustos em voo! O sistema é composto por um longo tubo de alumínio onde dez serras giratórias, com 60 centímetros cada uma, são acionadas por um motor de 28 hp de potência.


Conjunto de serras 'pendurado' em um helicóptero

O conjunto fica pendurado sob o helicóptero, onde o piloto manipula tanto o voo da aeronave quanto o funcionamento das serras. O dispositivo funciona através de um sistema pneumático de 830 libras que permite as lâminas girarem em uma velocidade de até 4.000 rpm (rotações por minuto), o suficiente para cortar praticamente todo tipo de galho.

Ainda que pareça bastante perigoso, o aparato conta com um complexo dispositivo de segurança. Caso uma das serras fique presa em um galho é possível separar a serra do conjunto do helicóptero, mantendo a segurança de voo.

A engenhoca é tão eficiente que um helicóptero pode realizar em poucas horas o serviço que uma dezena de operários levaria mais de uma semana. Um dos motivos é a capacidade de atingir áreas isoladas e de difícil acesso por via aérea. Uma equipe em solo dependeria de uma longa caminhada, instalação do equipamento e um sem fim de procedimentos para o corte.

O sistema é especialmente útil na manutenção de áreas onde passam linhas de transmissão de eletricidade, oleodutos e ferrovias, que geralmente cruzam áreas de difícil acesso e que necessitam de manutenção constante.

Segundo a empresa norte-americana Aerial Solutions, o corte aéreo fornece folgas laterais na vegetação em áreas de passagem, com pouco ou nenhum impacto sobre os recursos naturais no entorno, como áreas úmidas, travessias de rios e outras áreas sensíveis.

O sistema de motosserra aerotransportada por ser instalado em praticamente qualquer helicóptero. A Aerial Solutions utiliza uma frota de MD500 que realiza a maioria dos trabalhos de poda dos Estados Unidos.


Imagem permite comparar área destinada a rede de transmissão elérica antes e depois do serviço realizado por helicóptero | Imagem: Aerial Solutions

O sistema se mostrou tão eficiente que a maior parte das empresas dos Estados Unidos que necessitam de áreas de passagem passou a empregar o sistema aéreo. Todavia, o processo exigiu uma certificação especial por parte da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos.

As operações são regidas pelo FAR Part 91 (Regras Gerais de Operação e Voo) e Part 133 (Operações de Carga Externa em Helicópteros), mas regulamentos especiais tiveram de ser criados para permitir um helicóptero decolar com dez ‘motosserras’ penduradas em um tubo metálico. Para cumprir com as normas exigidas pela FAA foram criados procedimentos específicos de segurança e operação. As aeronaves utilizadas no trabalho devem cumprir as orientações do FAA e do fabricante para sua operação, incluindo protocolos bastante restritivos que impede de voar em condições com baixa visibilidade, vento forte, entre outros.

Além disso, as aeronaves devem passar por uma inspeção especial a cada 100 horas de voo e uma manutenção detalhada a cada 300 horas. Os pilotos recebem um treinamento especial para operar com carga externa e para lidar com caso de falhas no sistema de serras.

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Da redação

Publicado em 24 de Julho de 2020 às 17:30


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