AERO Magazine
Busca

Incêndio consome Boeing 777 que tinha como destino São Paulo

Avião cargueiro pertencente a Ethiopian Airlines estava sendo carregado na China


Chamas atingiram especialmente a parte posterior do compartimento de cargas do avião

Um Boeing 777 cargueiro, que deveria voar para São Paulo, pegou fogo na manhã de hoje (22) no aeroporto de Shanghai Pudong, na China. O cargueiro teve grande parte da estrutura danificada pelas chamas.

De acordo com a Ethiopian Airlines o avião (matrícula ET-ARH) estava programado para seguir de Xangai para São Paulo, com uma escala técnica em Addis Ababa, na Etiópia. O 777F estava sendo carregado quando começou o incêndio, que ainda será investigado pelas autoridades aeronáuticas chinesas.

Segundo as autoridades aeroportuárias nenhum membro da tripulação, assim como os trabalhadores de pista, sofreu qualquer ferimento. O serviço de emergência do aeroporto controlou rapidamente o fogo. Durante o incêndio os voos foram desviados para o aeroporto de Shanghai Hongqiao, nas proximidades. Por uma questão de segurança as operações foram suspensas, especialmente por causa da espessa fumaça que saia do avião.

O Boeing 777F envolvido no acidente foi recebido pela Ethiopian Airlines, diretamente da Boeing, em outubro de 2014. A aeronave é considerada nova pelos padrões internacionais da indústria de transporte aéreo. Além disso, a Ethiopian é considerada uma das mais modernas e seguras empresas do mundo.

O incêndio no compartimento de cargas é um dos maiores riscos para um avião cargueiro, visto que pode ser ocasionado por diversos fatores. Atualmente um dos maiores riscos são as baterias de lítio, que continuam instáveis e voláteis.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/07/2020, às 11h30 - Atualizado às 12h44


Mais Notícias