AERO Magazine
Busca

Novo aeroporto em Cajamar

São Paulo poderá ganhar um novo aeroporto

A cidade de Cajamar poderá ser o lar do novo aeroporto previsto para a região metropolitana de São Paulo


A cidade de Cajamar e tornou um importante polo logístico de empresas de comércio eletrônico - Prefeitua de Cajamar
A cidade de Cajamar e tornou um importante polo logístico de empresas de comércio eletrônico - Prefeitua de Cajamar

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou, durante entrevista ao programa Roda Viva da Rede Cultura, realizada no último dia 18, que a cidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, provavelmente será a escolhida para abrigar o novo aeroporto voltado para aviação executiva e de cargas em São Paulo.

A cidade de Cajamar, localizada aproximadamente 30 quilômetros da capital, tem fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, sendo ainda polo logístico de diversas empresas de comércio eletrônico. O local vem sendo estudado há vários anos para a construção de um aeroporto, tendo no passado sido cogitado um novo aeroporto internacional.

Outro fator favorável na região é o clima estável e a existência de poucos obstáculos naturais, item importante para construção de um aeroporto.

Durante a entrevista no Roda Viva, perguntado por uma jornalista sobre a questão do futuro local poder tirar demanda dos outros aeroportos com vocação similares e dentro de um raio de aproximadamente 100 quilômetros, incluíndo Jundiaí, Viracopos, e Sorocaba, que estão sob gestão privada, o ministro respondeu que o crescimento da aviação civil brasileira deverá exigir um aeroporto adicional. A previsão do governo é que até meados de 2026, final da atual gestão, a aviação brasileira transporte entre 130 e 140 milhões de passageiros ao ano.

Costa Filho acrescentou que o novo aeroporto deverá ficar entre Cajamar e Caieiras, podendo ser até mesmo uma opção para Congonhas. “Esperamos que entre cinco ou seis anos Congonhas já esteja operando no limite de sua capacidade”, disse o ministro.

Os estudos sobre a viabilidade técnica da construção do novo campo estão em andamento desde o ano passado, como previsão de conclusão ainda neste primeiro semestre. Todavia, o Ministério dos Portos e Aeroportos não deu uma previsão de quando as obras do novo terminal paulista irão começar e como será sua gestão.

Por Micael Rocha
Publicado em 26/03/2024, às 07h00


Mais Notícias