Montagem do Il-114-300 conta com sistema automatizado para união das seções da fuselagem
Sistema automatizado permite unir a fuselagem do Il-114-300 com maior precisão e moderniza produção na Rússia
O fabricante russo Illyushin iniciou um novo processo de construção do turbo-hélice regional Il-114-300, utilizando um processo automatizado para unir grandes seções da fuselagem. O sistema foi projetado e construído especificamente para atender ao programa Il-114-300, segundo a United Aircraft Company (UAC), o conglomerado estatal russo de aviação.
Depois de concluída o processo de união da fuselagem, serão instalados às asas e seções da cauda, para em seguida ser montado os motores Klimov TV7-117ST e outros sistemas. A previsão é que a segunda fase de montagem comece no terceiro trimestre, com a conclusão dos trabalhos ocorrendo até o final do ano.
O processo ocorreu após a UAC transferir as estruturas primárias para a linha de montagem final da RSK MiG, localizada em Lukhovistsky, nos arredores de Moscou. O processo de montagem do avião é considerado pelo fabricante como um dos pioneiros no país a empregar um modelo de construção em série.
Asa três seções principais da fuselagem foram produzidas em Sokol, em Nizhny Novgorod, no centro de Vologda, onde são produzidos componentes dos caças MiG. Após a conclusão da montagem das estruturas os componentes são transferidos para Lukhovitsky.
O Il-114-300 é um turbo-hélice regional, com capacidade para até 68 lugares, contando com uma série de melhorias em relação a versões anteriores. Segundo o fabricante, foram investidos 400 milhões de rubloes (US$ 5,6 milhões) para prepara a unidade de Lukhovistsky para a produção da Il-114-300, com instalações de ancoragem automatizadas. Recentemente a Illyushin completou o primeiro protótipo, iniciando a fase de ensaios em voo poucas semanas antes do início da pandemia global.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/06/2020, às 14h30 - Atualizado em 15/06/2020, às 12h41
+lidas