Em busca do mercado regional internacional

Ilyushin completa pintura do primeiro protótipo do Il-114-300

Novo turbo-hélice russo deverá iniciar campanha de ensaios em voo ainda em 2020


Programa do Il-114-300 deverá ingressar na fase de ensaios em voo ainda em 2020

A Ilyushin concluiu a pintura do primeiro protótipo do Il-114-300, avançando na etapa de desenvolvimento do novo turbo-hélice comercial russo, que deverá iniciar agora a campanha de testes em voo.

De acordo com a fabricante, em 2019 foi realizada a instalação preliminar dos equipamentos da cabine e do sistema de controle da aeronave, incluindo correções de sistemas e modernização da aeronave que será destinada aos voos de ensaio.

LEIA TAMBÉM

O modelo está sendo planejado e construído em cooperação com os principais desenvolvedores de sistemas e equipamentos russos. “Com o programa de cooperação entre as fábricas da VASO PJSC, Aviastar-SP JSC e Sokol Aviation Plant, as duas aeronaves estão sendo fabricadas e serão montadas pela MiG RSK JSC em Lukhovitsy”, disse Yuri Grudinin, diretor geral do PJSC Il.

A expectativa da Ilyushin é concluir a campanha de ensaios em voo e obter a certificação em meados de 2022, com as primeiras entregas ocorrendo no ano seguinte. “No final de 2020 já está planejado a montagem das primeiras aeronaves Il-114-300 de série. Em 2022 pretendemos concluir a certificação da IL-114-300 e a partir de 2023 iniciar as entregas”.

O novo turbo-hélice foi projetado para atender aos requisitos das principais empresas aéreas regionais, com desempenho e características similares aos rivais ocidentais. O mercado de aviação regional é um dos mais promissores da atualidade, mas conta com apenas dois projetos maduros, mas que somam mais de 30 anos desde seu primeiro voo. O IL-114-300 substituirá o também veterano An-24, podendo ainda obter sucesso em mercados internacionais, em especial em países com forte influência política e econômica de Moscou. Diversas dessas nações optaram por modelos europeus ou norte-americanos após o final da União Soviética, e atualmente o Kremlin espera retomar alguns desses clientes para sua crescente indústria aeronáutica.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Gabriel Benevides

Publicado em 6 de Janeiro de 2020 às 13:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Ilyushin Il-114 ATR Dash-8 aviação regional Moscou Rússia MiG Sokol Aviation Kremlin