AERO Magazine
Busca

Estreia

Rússia vai apresentar seu novo caça de última geração no Dubai Airshow 2021

Será a primeira apresentação estrangeira do novo caça anunciado em julho


Caça russo Checkmate

Modelo em tamanho real do caça furtivo russo Checkmate | Foto: Alexander Shcherbak/TASS

A Rússia vai apresentar no Dubai Air Show, o que poderá ser também seu futuro vetor de defesa aérea, o Checkmate. O mockup chegou ao país árabe em um Antonov 124 Ruslan, para a primeira apresentação no exterior do recém anunciado caça da Sukhoi. O Dubai Airshow vai acontecer entre os dias 14 a 18 de novembro, no aeroporto internacional Al Maktoum Mosque.

“De fato, um modelo do novo caça monomotor Checkmate chegou aos Emirados Árabes Unidos para sua participação na exposição internacional Dubai Airshow. O avião foi entregue ao complexo Dubai World Central por um avião An-124”, disse a Sukhoi em nota.

O novo caça, do conglomerado Rostec, é um monomotor de última geração e foi apresentado pela primeira vez na Rússia, durante o Maks 2021, no mês de julho. O caça utiliza tecnologias derivada do também furtivo Su-57 Felon, versão de maior capacidade e com mais de uma década de desenvolvimento.

Segundo dados oficiais, o novo caça poderá chegar a Mach 1.8 e terá uma autonomia de 3.000 km, bem como poderá transportar uma carga útil de sete toneladas.

A aeronave fará frente ao norte-americano F-35 Lightning II e ao sueco Saab Jas-39 Gripen no mercado internacional. A proposta russa é oferecer um avião de combate de quinta geração, com capacidade similar ao F-35, mas com custos próximos aos caças de geração anterior, como o Gripen. De acordo com os planos, em 2023 deverá acontecer o primeiro voo do Checkmate, e em 2026 iniciará a produção em série do novo caça.

Atualmente a Rússia avalia comprar um lote do Checkmate, contrariando o plano original de destinar o avião apenas para o mercado internacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 09/11/2021, às 13h15 - Atualizado às 17h12


Mais Notícias