AERO Magazine
Busca

Grande poder destrutivo

Rússia testa novo míssil nuclear com alcance mundial

ICBM russo Sarmat pode atingir alvos em qualquer ponto do mundo, alegam militares russos


Teste acontece pouso tempo depois de lançamento de ICBM norte-coreano - Ministério de Defesa da Rússia
Teste acontece pouso tempo depois de lançamento de ICBM norte-coreano - Ministério de Defesa da Rússia

A Rússia testou ontem (19) o seu mais novo míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) o RS-28 Sarmat, que tem capacidade de levar várias ogivas nucleares. O teste aconteceu na região de Plesetsk, no noroeste do país, e teve como alvo uma área na península de Kamchatka, no extremo leste do país distante mais de 5.000 quilômetros.

A Rússia afirma que o novo míssil pode atingir alvos a longas distâncias e evitar qualquer defesa existente com extrema eficiência.

"O novo míssil é capaz de atingir alvos a longas distâncias, usando diferentes trajetórias de voo. O Sarmat apresenta características únicas que lhe permitem romper com segurança quaisquer defesas antimísseis antibalísticas existentes e futuras", destacou o Ministério da Defesa russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, comentou sobre o teste bem-sucedido do ICBM, voltando a destacar que o Sarmat é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis”.

Contudo, o lançamento da nova arma não surpreendeu os Estados Unidos, que alegou que a tecnologia é conhecida e não representa nenhuma nova ameaça. O Pentágono informou que inclusive a Rússia avisou com antecedência sobre o teste. Aliás, o reporte de testes com armas de grande capacidade, em especial que possa carregar ogivas nucleares, faz parte da doutrina militar entre potências. O objetivo é evitar que uma falha de comunicação escale o teste para uma ameaça de guerra real, especialmente em um cenário de tensões militares como o atual.

"Tais testes são rotineiros e não foram uma surpresa. Não foram considerados uma ameaça para os Estados Unidos ou seus aliados", disse o porta-voz Jonh Kirby.

De acordo com as declarações russas, o RS-28 Sarmat será capaz de entregar uma ogiva MIRV com peso de até 10 toneladas em qualquer ponto do mundo.

Este é o segundo teste envolvendo ICBM em menos de um mês. Em março, a Coreia do Norte, testou o Hwasong-17 que, segundo os norte-coreanos, tem um alcance de 15 mil quilômetros.

Os Estados Unidos também deveriam testar um míssil intercontinental. Contudo, as tensões com o governo russo levou o Pentágono cancelar o lançamento do Minuteman III, que tem um alcance estimado em 9.600 km e uma velocidade de 24.000 km/h.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 21/04/2022, às 11h05


Mais Notícias