AERO Magazine
Busca

Histórica data

Caças e pilotos da FAB se reúnem para celebrar o Dia da Aviação de Caça

Mês de abril é histórico para nossa força aérea devido as missões de pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial


Os dias 22 de Abril e 23 de Outubro (Dia do Aviador e da FAB) são as datas magnas da força aérea - FAB / Wilhan Campos
Os dias 22 de Abril e 23 de Outubro (Dia do Aviador e da FAB) são as datas magnas da força aérea - FAB / Wilhan Campos

Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) estão reunidos no berço da aviação de caça do Brasil, a base aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Os aviões e militares participam da Reunião da Aviação de Caça (RAC), tradicional evento da força aérea que reúne aeronaves e pilotos desta típica aviação de defesa aérea.

Em uma foto compartilhada pelo próprio comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Bapista Junior, é possível ver mais de 50 aeronaves em frente ao hangar do Zepellin, clássico monumento da histórica base.

Entre as aeronaves, destacam-se os caças: F-5M Tiger II, A-1M AMX e os A-29 Super Tucano. Cada aeronave da força aérea tem suas respectivas missões. Os Super Tucano, por exemplo, realizam operações contra o tráfico de drogas nas fronieras do país.

Não é por acaso que isto acontece tradicionalmente em abril. No dia 22 de abril, é comemorado o Dia da Aviação de Caça – isso pelo motivo que pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (baseado em Santa Cruz) realizaram impressionantes 44 surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

P-47 Thunderbolt
Pilotos da FAB voaram nos icônicos P-47 Thunderbolt nos céus da Itália - FAB / Arquivo

Na sexta-feira (22), será realizado a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, neste dia um fato histórico para a FAB irá acontecer: a incorporação dos primeiros vetores de caça F-39E Gripen.

Os caças FAB 4101 e FAB 4102, que chegaram ao Brasil no início do mês, receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à aviação de caça brasileira.

O evento contará com presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, de demais autoridades do alto escalão da FAB, da Marinha e do Exército, além de veteranos (ex-militares) e convidados civis. Também procederá a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura – famoso aviador brasileiro que lutou durante a guerra mundial.

Futuro da caça brasileira:

Os caças estão baseados no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto, São Paulo. Lá as aeronaves passarão por testes para obter o Certificado de Tipo Militar, isto será feito por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab. Com este certificado, os F-39E terão a licença operacional inicial.

Gripen F-39E
Primeiro voo dos F-39E Gripen no Brasil foi comandados por pilotos de prova da FAB - Saab

Depois desta fase em São Paulo, os aviões irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás, onde serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea – Esquadrão Jaguar.

Ao todo, o Brasil terá 36 unidades do Gripen F-39E/F, de um acordo assinado em 2014. Serão 28 modelos F-39E (monoposto) e oito F-39F (biposto). Um dos destaques deste acordo é a participação do Brasil no desenvolvimento das aeornaves, tanto que os modelos bipostos serão montados em território nacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 20/04/2022, às 10h10


Mais Notícias