Comunicado russo acontece depois que Kiev anunciou que um de seus MiG-29 abateu um Su-35 russo nas mesmas condições
A Rússia afirmou que um de seus Su-35 Flanker abateu durante um combate aéreo um MiG-29 ucraniano, em um cenário de confronto sobre Zelenodolsk, na região de Dnepropetrovsk.
O anúncio feito pelo Ministério da Defesa da Rússia não foi informa o dia da ação, mas de acordo com a mídia estal russa TASS, o confronto aéreo ocorreu com vitória do Su-35. Contudo, não foram reveladas imagens dos destroços ou mesmo o vídeo do duelo entre as aeornaves.
A resposta russa ocorre logo após Kiev afirmar que um de seus MiG-29 abateu em combate aéreo um Su-35. Mas da mesma forma, não foram reveladas imagens que pudessem comprovar a ação. O Sukhoi Su-35 é um dos mais avançados caças do arsenal russo, enquanto o MiG-29 da Ucrânia faz parte dos primeiros lotes do caça ainda da Era Soviética, sendo hoje bastante limitados e com poucas armas disponíveis.
Além disso, a Força Aérea da Ucrânia foi bastante castigada nos primeiros dias do conflito, com muitos de seus aviões destruídos em solo. Os poucos que conseguiram escapar estão sendo empregados contra comboios e aeronaves russas.
Outro ponto que tem ajudando a manter a capacidade operacional dos caças ucranianos é a ajuda do Ocidente, que tem enviado peças sobresalentes para os aviões. Entretanto, o fornecimento de mais aeronaves ainda não foi confirmado oficialmente.
A perda de aviões e helicópteros de ambos os lados podem ser conferidas nesta lista apurada pela AERO Magazine.
Por André Magalhães
Publicado em 28/06/2022, às 10h35
+lidas