Il-76 caiu próximo da cidade de cidade russa de Ryazan e quatro tripulantes morreram no acidente
Um cargueiro militar russo Il-76 caiu, na madrugada de hoje (24), na cidade de Ryazan, Rússia. Os primeiros relatos mostram que dos nove tripulantes, ao menos quatro morreram no acidente.
O avião caiu a cerca de 500 metros de uma área residencial e a queda provovou uma grande explosão, seguida de um incêndio próximo de casas e prédios.
Russian Air Force Ilyushin Il-76MD crashes shortly after takeoff from Ryazan-Dyagilevo Air Base, Russia. Air traffic control reportedly observed a fire in one of the engines. Four crew members died and five others injured. https://t.co/MUMbByHh6Kpic.twitter.com/RmI76aMaAW
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) June 24, 2022
O avião cargueiro tinha como destino a cidade de Belgorod, próximo da Ucrânia. O objetivo do Il-76 era reabastecer tropas russas com suprimentos e equipamentos os militares que seriam usados na região do Donbas, no leste ucranaiano.
As caixas pretas já foram recuperadas e deverão ser analizadas, mas por se tratar de um voo militar os detalhes não serão divulgados em um relatório público. O site russo RZN publicou algumas declarações de especialistas que afirmam que testemunhas confirmaram que um dos motores estava pegando fogo, com a falha causada possivelmente por bird strike, ou seja colisão com pássaros.
“A tripulação desliga o motor simétrico de acordo com as instruções e tenta apagar o incêndio. Eles começaram a puxar os dois restantes na direção de um local adequado, afastando o avião dos prédios residenciais”, diz a publicação.
Embora seja um relato pouco confiável, mostra que é possível que realmente um incêndio tenha ocorrido em um dos motores.
*Texto atualizado às 16h10 do dia 24 de junho de 2022
Por André Magalhães
Publicado em 24/06/2022, às 08h45 - Atualizado às 16h10
+lidas