Aviação Militar

Illyushin entrega primeiro Il-76MD-90A

Força Aérea Russa deverá iniciar modernização da frota com nova variante


A força área da Rússia recebeu o primeiro Illyushin Il-76MD-90A, a mais recente variante do veterano cargueiro. A aeronave (s/n 0105) foi entregue na planta de Ulyanovsk e foi imediatamente enviada ao 610º Centro de Treinamento Combate e Conversão, onde deverá entrar em serviço ativo.

O Il-76MD-90A conta com uma série de melhorias em relação às gerações anteriores, como novos motores PS-90A-76, que atendem as especificações de ruído internacionais. Outra mudança foi o refinamento nas asas, que melhoraram consideravelmente seu desempenho. O peso máximo de decolagem passou de 190 toneladas para 210 toneladas, o que exigiu também a substituição do conjunto de trem de pouso principal.

O programa para o Il-76MD-90A contou com um pedido firme de 39 aeronaves pelas forças armadas da Rússia em um acordo avaliado em US$ 2 bilhões, no ano de 2012. A expectativa é que as aeronaves sejam entregues até meados de 2020.

Também está sendo desenvolvida uma versão tanque do modelo que deverá ser entregue para avaliação em 2016 e tem previsão para entrar em serviço quatro anos depois.  Dentro do programa também foi desenvolvida a variante civil, o Il-76TD-90A, que basicamente conta com as mesmas inovações do modelo militar.

A UAC (United Aircraft Corporation) acredita que o modelo poderá atrair o interesse dos atuais operadores da família Il-76 e de empresas cargueiras com a necessidade de uma aeronave de transporte de grande capacidade e com condições de operar em circunstâncias extremas.

Da redação

Publicado em 18 de Dezembro de 2015 às 17:00


Notícias Illyushin Il-76