Confirmação da perda do An-26 elevará para três o total de aviões do tipo perdidos pela Ucrânia
As forças russas supostamente derrubaram um Antonov An-26 da força aérea da Ucrânia, próximo da cidade de Odessa, localiza a noroeste da Península da Crimeia.
A mídia estatal russa TASS, informou a destruição do avião ucraniano, que supostamente transportava armamentos para as forças de resistência que continuam presentes na região do Mar Negro.
"Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram uma aeronave de transporte An-26 da Força Aérea Ucraniana perto da cidade de Odessa. A aeronave transportava armamentos e equipamentos militares", disse Igor Konashenkov, porta-voz do minsitério da Defesa.
Embora o governo russo afirme o abate, por ora, não há imagens dos destroços da aeronave abatida. Se de fato o avião foi derrubado, a soma de perdas do An-26 sobe para três na força aérea da Ucrânia.
Entretanto, do lado russo também estão tendo baixas, caças Su-25 e os avançados Su-34 e Su-35 já foram abatidos pelos ucranianos. O último caso de relevância foi a declaração de Kiev, ainda não confirmada, que um dos seus MiG-29 abateu um Su-35 russo. Esse caso também carece de imagens ou dados concretos que confirmem a perda russa.
De ambos os lados estão tendo perdas de aeronaves, principalmente de drones e hélicópteros. Nesta lista é possível conferir as baixas confirmadas das forças aéreas russa e ucraniana.
Por André Magalhães
Publicado em 06/06/2022, às 08h25
+lidas