Irkut espera substituir ao menos 97% dos sistemas fornecidos para o SSJ 100 pela indústria ocidental
As autoridades russas continuam trabalhando para viabilizar uma versão nacionalizada do SuperJet 100, designado como SSJ 100 New, o jato regional desenvolvido pela Sukhoi.
Com a escalada da crise de Moscou com o Ocidente desde 2014, a Rússia passou a trabalhar na nacionalização máxima dos componentes do avião, incluindo seus motores.
A TsAGI (Instituto Hidro e Aerodinâmico Central), instituto de estudos aerodinâmicos avançados da Rússia, anunciou que havia testado uma nova nacele para o motor Aviadvigtel PD-8 desenvolvido para o SuperJet 100.
Os engenheiros avaliaram em túnel de vento o desempenho aerodinâmico da nacele do motor em ângulos de ataque entre 3,4 e 4,9 graus, avaliando as características em cruzeiro, com velocidade variando de mach 0,7 a 0,82.
Os próximos ensaios deverão avaliar o comportamento das naceles com reversos abertos, assim como dar continuidade aos testes aerodinâmicos da entrada de ar do motor em todas as fases de voo.
A Irkut Corporation, responsável pela produção do SSJ 100, espera conseguir uma nacionalização de 97% do avião, substituindo quase a totalidade dos fornecedores internacionais por soluções locais, incluindo os sistemas de propulsão, de navegação e a suíte de aviônicos.
Ironicamente, o SSJ 100 surgiu no início dos anos 2000 através de um estudo para criar um avião baseado nos princípios tecnológicos e de mercado Ocidentais. Assim, a maioria das soluções seriam obtidas de fornecedores ao redor do mundo. O modelo ainda contava com parceria de vendas da italiana Leonardo, através da Superjet International.
A expectativa da TsAGI é concluir os ensaios aerodinâmicos ainda este ano, permitindo a Irkut certificar o SSJ 100 New já em 2023, com as primeiras entregas da nova versão ocorrendo no mercado russo em meados de 2024.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/03/2022, às 18h20
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