Operação com o A380 foi solicitada por empresa de turismo e deve ocorrer nos dias 7 e 13 de maio
O Rio de Janeiro deve receber na próxima semana um voo fretado operado por um Airbus A380, a maior aeronave comercial de passageiros do mundo. A operação foi solicitada por uma empresa de turismo e os detalhes da autorização serão publicados no Sistema de Registro de Operações (SIROS) da Anac.
O voo não regular deverá ocorrer nos dias 7 e 13 de maio. No entanto, a programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio.
Com mais de 72 metros de comprimento, 79 metros de envergadura, 24 metros de altura e 845 metros quadrados de área de asas, o A380 é a maior aeronave comercial de passageiros do mundo, com capacidade para transportar até 800 pessoas.
O primeiro pouso do A380 no Galeão aconteceu em agosto de 2016, quando a Air France trouxe a delegação francesa para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Desde então, o terminal recebeu esporadicamente o modelo em operações alternativas, como voos da Emirates originalmente destinados a Guarulhos (SP).
O Aeroporto do Galeão foi o primeiro terminal brasileiro autorizado a receber operações regulares do A380 desde dezembro de 2014, após a adequação de suas estruturas e cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação e procedimentos da Anac.
Além do Galeão, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos também possui certificação para receber o Airbus A380. A autorização foi emitida em outubro de 2015 e, desde novembro do mesmo ano, o aeroporto registra operações regulares da aeronave pela Emirates.
A Airbus comemorou no último domingo (27) os 20 anos do primeiro voo do A380, seu maior avião comercial de passageiros. Embora a produção do modelo tenha sido encerrada em 2021, cerca de 180 das 251 unidades fabricadas permanecem em operação.
O voo inaugural ocorreu em 27 de abril de 2005, em Toulouse, na França, onde o A380 foi montado. Às 10h30, hora local, o protótipo MSN001, registrado como F-WWOW, decolou sob ampla cobertura da mídia internacional. Apresentado como símbolo de inovação tecnológica, o modelo introduziu avanços que influenciaram o desenvolvimento de aeronaves comerciais.
Entre as inovações trazidas pelo A380 estão o uso pioneiro de uma Maquete Digital Completa (Digital Mock-Up) em seu projeto e a aplicação de materiais compostos, como o plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), que mais tarde seriam amplamente adotados no A350, atual carro-chefe da fabricante para rotas de longa distância.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 28/04/2025, às 15h39
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