O RIOgaleão Cargo inaugurou uma área alfandegada para remessas expressas de e-commerce internacional
O aeroporto internacional do Galeão (RIOgaleão) inaugurou, em fevereiro, uma área dedicada a Remessas Expressas para processamento de compras feitas no exterior por meio de plataformas de e-commerce. A iniciativa ocorre no contexto do programa Remessa Conforme, da Receita Federal, que desde 2023 permite que empresas de e-commerce internacional realizem suas próprias importações no Brasil.
Para atender à demanda, o RIOgaleão Cargo desenvolveu um processo customizado para um grande operador que já iniciou suas remessas pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Segundo Eduardo Calderelli, Gerente de Operações do RIOgaleão Cargo, foi criado "um programa de treinamento específico para a equipe dedicada a essa operação". Ele destacou que houve "um esforço multidisciplinar para realizar as adequações necessárias, garantindo conformidade com a legislação aduaneira e os requisitos do cliente".
No primeiro mês de operação, a nova área alfandegada processou 240 mil remessas. A projeção para março é atingir 1 milhão de encomendas, com um pico esperado para maio, quando o terminal deve processar mais de 3 milhões de pacotes. O RIOgaleão Cargo tem capacidade para processar até 9 mil remessas por hora.
Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo, afirma que, além da malha internacional e do espaço para expansão, o terminal tem "expertise para desenvolver soluções personalizadas para cada cliente, ampliando esses serviços para outras empresas do setor". Ele ainda destaca que "a escolha pelo RIOgaleão reflete nossa experiência em operações alfandegadas, aliada à infraestrutura de ponta e aos equipamentos disponíveis no aeroporto para atender clientes de grande porte".
Por Gabriel Benevides
Publicado em 31/03/2025, às 15h56
+lidas