AERO Magazine
Busca

19 meses depois

Retorno das operações do 737 MAX deverá ocorrer apenas em outubro

Nova certificação deverá ser emitida após consulta pública que será realizada nos Estados Unidos


737 MAX deverá voltar a voar apenas em meados de outubro

O retorno dos voos comerciais com o 737 MAX poderá ocorrer apenas em meados de outubro, um mês após o cronograma planejado pela Boeing. Atualmente o avião que acumula mais de 16 meses proibido de voar, as autoridades de aviação de todo o mundo suspenderam as autorizações emitidas para o modelo em março de 2019.

De acordo com o jornal Seattle Times, a FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, anunciou hoje (21) que emitirá uma notificação formal para receber comentários públicos antes de recertificar o 737 MAX. A intenção é obter uma análise detalhada antes de publicar a diretiva de aeronavegabilidade.

Porém, o jornal aponta que o 737 MAX deverá voltar a voar apenas em meados de outubro. A AERO Magazine não conseguiu confirmar o prazo estabelecido pelo cronograma da FAA, mas a data é considerada plausível por diversos consultores.

A Boeing espera poder anunciar a volta das operações do 737 MAX já em setembro, mas FAA necessita emitir a nova diretiva com comentários públicos. Porém, os atrasos ocasionados por conta de problemas adicionais que foram encontrados da aeronave, a consulta pública ainda não ocorreu.

Atualmente a FAA trabalha para evitar repetir erros do passado, que geraram uma conturbada situação para a agência e para o programa de certificação de aeronaves nos Estados Unidos. Assim, a autoridade aeronáutica voltou a seguir o processo padrão da certificação, que exige comentários públicos antes da decisão final do retorno da aeronave.

“De acordo com nosso compromisso de permanecer transparente, (a consulta) fornecerá 45 dias para o público comentar sobre as alterações propostas no projeto e os procedimentos da tripulação para mitigar os problemas de segurança identificados durante as investigações que se seguiram aos acidentes da Lion Air e da Ethiopian Airlines”, disse a FAA em um comunicado oficial.

Embora haja evidências que o trabalho está na sua fase final, a FAA afirma que ainda faltam algumas etapas importantes em todo o processo. Após a recertificação, a agência enviará um completo relatório, com o projeto final com as revisões necessárias, para especialistas de nove autoridades da aviação civil em todo o mundo, incluindo também a Nasa.

Apenas após o recebimento dos documentos é que será emitida a nova Diretiva de Aeronavegabilidade, que estabelecerá quais mudanças as companhias aéreas deverão adotar para retornar serviço comercial com o 737 MAX.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 21/07/2020, às 18h00 - Atualizado às 18h10


Mais Notícias