Medida ocorre após suposta nova cepa do vírus ter origem na Amazônia
Voos do Reino Unido com destino ao Brasil já estavam suspensos desde o dia 25 de dezembro
O Reino Unido decidiu por proibir a chegada de voos procedentes América do Sul, Portugal, Panamá e Cabo Verde. O motivo é o temor em relação a uma possível nova cepa do coronavírus supostamente descoberto em viajantes do Brasil.
A decisão veio após Grant Shapps, secretário de transportes do Reino Unido, afirmar que uma nova variante possa tornar as atuais vacinas contra covid-19 menos eficazes. O país enfrenta ainda o temor que a variante do coronavírus inglesa possa ser ainda mais contaminante que a cepa original.
“Tomei a decisão urgente de proibir chegadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela a partir de amanhã, 15 de janeiro às 4 da manhã, após a evidência de uma nova variante no Brasil”, declarou Grant Shapps, via Twitter. “Esta medida não se aplica a cidadãos britânicos, irlandeses e nacionais de países terceiros com direitos de residência - mas os passageiros que retornam desses destinos devem isolar-se por dez dias junto com suas famílias”.
A medida a amplia as restrições de viagens entre o Reino Unido e o Brasil, visto que as autoridades brasileiras proibiram a entrada de viajantes britânicos desde o dia 25 de dezembro, após a descoberta de uma nova variante do coronavírus na Inglaterra.
“As viagens de Portugal para o Reino Unido também serão suspensas devido às suas fortes ligações com o Brasil. Agindo como uma forma de reduzir o risco de importação de infecções”, destacou Shapps.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/01/2021, às 14h50 - Atualizado às 15h13
+lidas