AERO Magazine
Busca

Descobrindo a América

Exército dos Estados Unidos recebe visita do KC-390 da FAB

Avião brasileiro participará de exercício operacional ao lado dos militares norte-americanos


KC-390 da FAB

KC-390 transportou 24 militares e oito toneladas de carga para exercício operacional nos Estados Unidos

Um KC-390 da FAB decolou na madrugada de ontem (12) para os Estados Unidos, onde vai participar do Exercício Operacional Culminating, que acontece no estado da Louisiana, até o próximo dia 5 de fevereiro.

Esta é a primeira vez que o modelo participa de um exercício operacional no exterior. A intenção é ampliar as capacidades de emprego do novo avião, assim como preparar militares do Exército Brasileiro que também acompanham a missão.

Ao todo 24 militares embarcaram no KC-390, na Base Aérea de militares, sendo 21 pertencentes ao 1° Grupo de Transporte de Tropa e três do Exército.

Um dos destaques do projeto do C-390 Millennium é sua capacidade multimissão e a interoperabilidade, de forma que pode atender aos requisitos de emprego não apenas da Força Aérea, mas também do Exército e da Marinha. Por exemplo, no Exercício Culminating a aeronave será utilizada para prestar apoio ao lançamento de paraquedistas do exército norte-americano e brasileiro.

A primeira parada da aeronave foi em Boa Vista, Roraima, quando na sequência o KC-390 realizou pouso técnico em Porto Rico, de onde seguiu para o Aeroporto de Alexandria, na Louisiana. De lá os militares se deslocam para Fort Polk, uma unidade do Exército dos Estados Unidos, que será a base dos participantes.

KC-390 da FAB

Em nota a FAB explica que o treinamento envolve o emprego de militares do exército dos dois países em diversas missões, entre elas, operações aeroterrestres, onde serão deslocados utilizando os cargueiros norte-americanos KC-130J e C-17, além do KC-390 da FAB.

“A primeira participação do KC-390 em um exercício operacional é o coroamento de três anos de implantação da aeronave na FAB”, destacou Luiz Fernando Rezende Ferraz, tenente-coronel e comandante do 1° Grupo de Transporte de Tropa.

Atualmente o esquadrão opera quatro unidades do KC-390, recebidas em um intervalo de apenas um ano. Os aviões substituíram os veteranos C-130H, utilizados pelo 1º GTT quando era baseado no Rio de Janeiro.

A batismo de fogo do KC-390 ocorreu em 2020, quando foi utilizado no suporte logístico da Operação COVID-19 de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Na sequencia, a aeronave ainda prestou apoio a missão humanitária que atendeu a explosão no porto de Beirute, no Líbano.

O envio do KC-390 para um exercício operacional no exterior demonstra a rápida capacitação dos militares brasileiros, que em um intervalo de um ano formou seus primeiros quadros de tripulantes e criou doutrinas operacionais aptas a participar de missões fora do país.

“Estamos levando oito toneladas de carga, entre material para os paraquedistas e material do esquadrão. Nós preparamos a carga, de forma que o centro de gravidade da aeronave fique dentro do padrão de performance de voo”, explicou Fernanda De Paula, sargento e loadmaster do KC-390, responsável pela coordenação da carga.

Além da função específica durante o traslado, a loadmaster terá papel fundamental nos treinamentos executados no exercício, se comunicando com os paraquedistas nos momentos prévios ao salto. “Durante o treinamento, nosso maior desafio será a comunicação em uma língua diferente do português, já que a nossa função é passar aos paraquedistas tudo que nós estamos fazendo, por exemplo, comunicar os momentos de salto. Mas nos preparamos para esse momento e temos certeza que será bem executado”, ressaltou a militar.

Cockpit do KC-390 da FAB

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/01/2021, às 13h30 - Atualizado às 14h05


Mais Notícias