AERO Magazine
Busca

Cooperação entre ocidente e oriente

Reino Unido e Japão irão desenvolver motores para caças de última geração

Ambos países já têm importantes projetos em andamento


Projeto britânico visa renovar a frota da Real Força Aérea  | Foto: Tempest Team

O Reino Unido e o Japão anunciaram planos para desenvolver motores para caças de alta tecnologia, o início dos trabalhos está previsto para começar já no próximo ano.

O anúncio foi feito pelo governo do Reino Unido nesta quarta-feira (22), de acordo com a nota oficial cerca de 30 milhões de libras esterlinas serão destinadas a planejamento, projetos digitais e desenvolvimentos de criações inovadoras. Para além disso, os governos acertaram explorar novas tecnologias destinadas ao combate aéreo.

“Fortalecer nossas parcerias no Indo-Pacífico é uma prioridade estratégica e este compromisso com o Japão, um de nossos parceiros de segurança mais próximos na Ásia, é um claro exemplo”, disse Ben Wallace, secretário de defesa do Reino Unido.

Ambos os países têm projetos em desevolvimento de uma aeronave de combate de última geração, do lado britânico o Tempest, um caça cujo o projeto inclui participantes, como a BAE Systems, Rolls Royce, Leonardo e Mbda.

Já do lado japonês existe o projeto FX, que visa o desenvolvimento de um novo avião de combate para substituir a frota dos F-2 (versão japonesa do caça norte-americano F-16).

O trabalho entre os países terá participação da Rolls-Royce e BAE Systems, do lado do inglês e da Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e IHI, do lado japonês.

Cooperação no desenvolvimento de novas aeronaves, tecnologias e demais armamentos está sendo uma tendência, tanto que, o projeto Fcas, outro programa europeu de desenvolvimento de uma aeronave de combate de última geração que poderá se juntar ao programa Tempest.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 22/12/2021, às 13h50 - Atualizado às 14h49


Mais Notícias