AERO Magazine
Busca

Cansou de desculpas

Qatar Airways processa a Airbus por falhas na pintura do A350

Mais de vinte aeronaves estão inoperantes desde maio e disputa atinge ápice entre as duas gigantes


Airbus A350 da Qatar Airways

Companhia teve de arrendar aeronaves da Boeing, em substituição ao A350 | Foto: Divulgação

Sete meses depois de iniciar duras críticas sobre a qualidade do processo de pintura do A350 e interromper a operação de mais de 20 aeronaves, a Qatar Airways decidiu acionar a Airbus na Justiça de Londres, devido à insatisfação pelas recentes respostas da fabricante.

"Infelizmente, todas as nossas tentativas de encontrar uma solução construtiva com a Airbus em relação à degradação acelerada da superfície de nossos A350s falharam. (...) A Qatar Airways, portanto, não tem outra alternativa a não ser buscar uma solução para essa disputa através dos tribunais”, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia aérea.

Para substituir os aviões inoperantes, ao menos dois Boeing 777-300ER que estavam em operação na Cathay Pacific foram arrendados temporariamente, por intermédio da BOC Aviation. O último deles, o A7-BOA, iniciou os voos comerciais na última semana.

No início de dezembro, veio a público que outras cinco companhias aéreas já haviam reportado previamente problemas deste tipo com algumas aeronaves do modelo, de duas semanas a um ano após as entregas, sem haver qualquer tipo de interrupção operacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 20/12/2021, às 19h55 - Atualizado em 21/12/2021, às 16h15


Mais Notícias