AERO Magazine
Busca

Eficiência nas operações

Projeto permitirá decolagens paralelas em aeroporto de São Paulo

Projeto Agile GRU garantirá decolagens sucessivas paralelas das pistas do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos


Torre do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país - Luis Neves
Torre do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país - Luis Neves

Principal terminal aéreo do país, o aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, aumentará sua eficiência, com novos procedimentos que permitem decolagens sucessivas das pistas 10L-28R e 10R-28L.

Dipostas de forma paralela, mas sem a separação requerida de 760 metros entre os eixos, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) através do Projeto Agile GRU, está estabelecendo procedimentos que permitirão decolar duas aeronaves de modo consecutivo nas pistas que servem o aeroporto de Guarulhos.

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao DECEA, realizou no mês passado, voos com duas aeronaves Embraer Legacy 500 (IU-50) para validar os critérios e condições estabelecidos para implementar os procedimentos, que otimizarão o fluxo de decolagens.

De posições previamente estabelecidas e com defasagens no início da corrida de decolagem, os dois IU-50 decolaram de forma paralela e consecutiva de ambas as pistas de Guarulhos.

A operação fez parte da parte da terceira fase do projeto, que contou também com a participação do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e da Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos (TWR-GRU).

Por ser uma operação pioneira no Brasil, diversos ensaios foram realizados por meio de simulações, visando dimensionar os parâmetros que serão utilizados pelos órgãos de controle de tráfego aéreo.

"Devido à separação entre os eixos das pistas ser inferior a 760 m, não se pode aplicar os critérios já previstos em regulamentação nacional para Decolagens Paralelas Independentes, operação que ocorre no Aeroporto de Brasília. Por isso, houve necessidade de buscar, dentre as melhores práticas internacionais, o conceito de Decolagens Sucessivas de Pistas Paralelas, onde é possível decolar duas aeronaves de modo simultâneo respeitados os critérios de segurança estabelecidos", explica o Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, Coordenador do Projeto Agile GRU.

GRU Agile
Novas regras operacionais de separação miníma do programa do DECEA começaram a ser utilizadas em 2020 - Divulgação

Com estudos elaborados a partir de 2013, o programa que visa melhorar a eficiência operacional do maior aeroporto do país foi implementado em 2018, e já garantiu maior agilidade nas operações.

Em 2020, novas regras reduziram a separação miníma (RRSM - Runway Reduced Separation Minina) para os pousos e decolagens em ambas as pistas, de forma segregada e em condições visuais. O DECEA também tem melhorado a movimentação em toda área da Terminal São Paulo, com  o novos trajetos nas chegadas e partidas dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

No ano passado, Guarulhos foi responsável pela operação de 243.888 aeronaves, média diária de 668 voos. Os números representam 84% dos níveis de 2019, quando 291.987 pousos e decolagens foram realizados.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 01/05/2023, às 09h49


Mais Notícias