A família Citation CJ4 iniciou sua carreira há 13 anos e acumula 400 aviões entregues
A Textron Aviation entregou no dia 25 de abril o Citation CJ4 de número 400, que foi recebido pela norte-americana Koch Holdings de Easton, da Pensilvânia. A histórica marca reforça o bem-sucedido esforço da Cessna em atualizar os jatos de entrada da famíia Citation, que receberam uma série de melhorias ao longo dos útimos anos.
O Citation CJ4 entrou em serviço em 2010, e continua se destacando por sua combinação de alto desempenho, baixo custo operacional e conforto de cabine. A atual versão, o CJ4 Gen 2, recebeu algumas melhorias, como as claraboias no lavatório Coolview, que ampliam a iluminação natural a bordo, os assentos redesenhados e com novas opções de acabamento, sistema de gerenciamento de cabine sem fio que oferece controle instantâneo de iluminação, persianas e temperatura da cabine, entre outros.
A suíte de aviônicos Pro Line 21, da Collins Aerospace permite que um único piloto opere a aeronave com eficiência, que somado aos recursos como reabastecimento em ponto único e banheiro com serviço externo, tornam o CJ4 Gen 2 bastante popular entre pilotos proprietários.
O modelo tem alcance de 2.165 nm (4.000 quilômetros) e velocidade máxima de 451 KTAS (835 km/h). Em configuração de alta densidade o avião oferece até 10 assentos, embora o padrão seja seis assentos em club seat e um assento adicional. Vale destacar que o modelo standard não oferece o lavatório completo, o que só ocorre nas versões Premier Collection.
O CJ4 Gen é equipado com dois motores FJ44-4A da Williams International, com 3.621 lbf, cada. A carga paga padrão é de 1.007 quilos, sendo que com máxima capacidade de combustível o total é reduzido quase pela metade, com 509 quilos.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/04/2023, às 18h00
+lidas