Frota de Embraer da Azul recebe certificação para operar procedimentos orientados por satélites
A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (27), a certificação de seus jatos Embraer 195, tanto E1 como E2, para operações em procedimentos RNP-AR no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Com tecnologia orientada via satélite, os novos procedimentos permitem a Azul aprimorar e otimizar suas operações no aeroporto central do Rio de Janeiro em dias com condições climáticas adversas. A certificação vem duas semanas depois da companhia iniciar as operações com os jatos E195-E2 no Santos Dumont.
O Embraer 195-E2 poderá ser utilizado de forma estratégica em determinados horários de maior procura nos voos para o Santos Dumont, já que o governo federal pretende reduzir a capacidade do terminal central do Rio de Janeiro.
"O procedimento RNP-AR agrega muito para a operação da Azul no Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o Santos Dumont tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação", comenta Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul.
Desenvolvidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, os procedimentos melhoraram significativamente o tráfego de aeronaves no Santos Dumont, que apresenta restrições nas condições climáticas, geográficas e de relevo.
O sistema RNP melhora as trajetórias de aproximação e pouso, incrementando significativamente a segurança, além de diminuir o trajeto que a aeronave faz na aproximação.
Os procedimentos fazem parte do sistema adotado pela ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), e chama-se PBN (Performance Based Navigation) e se baseiam na técnica de navegar entre coordenadas geográficas ao invés de bloquear auxílios à navegação.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 27/04/2023, às 15h05
+lidas