Bélgica foi mais um membro da Otan que optou pela aquisição do caça F-35 oferecido pelos EUA
O primeiro caça de quinta geração da força aérea da Bélgica entrou na linha final montagem. O F-35A está em fase avançada de construção na unidade da Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas.
Nesta fase serão instalados o canopi e motor, enquanto os sistemas eletrônicos serão testados. A fase seguinte é de acabamento final, incluindo a aplicação da pintura com revestimento furtivo.
It's getting real! Our first 🇧🇪 #F35 has entered the final stage of assembly @LockheedMartin in Fort Worth 🇺🇲. After fitting the canopy, installing the electronics and mounting the engine, the jet will receive its stealth coating, ready to be rolled out by the end of the year! pic.twitter.com/M2EJTkCA3f
— Belgian Air Force🇧🇪 (@BeAirForce) August 2, 2023
Inicialmente, o avião ficará baseado em Luke, no Arizona, local escolhido para o treinamento dos pilotos belgas.
A previsão é os novos caças F-35 sejam enviados apenas em 2025 para a base de Florennes, no sul da Bélgica. A partir de 2027 os F-35 serão definitivamente baseados em Kleine-Brogel, próximo das fronteiras com a Holanda e a Alemanha.
A Bélgica dispõe atualmente de uma frota de caças F-16, sendo ainda a sede da OTAN e que optou optou pelo avião norte-americano.
Redação
Publicado em 03/08/2023, às 07h43
+lidas