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Primeiro Boeing 737-900 do mundo é aposentado

Depois de 22 anos de operações na Alaska Airlines, o primeiro Boeing 737-900 produzido no mundo foi aposentado


A aeronave fez o primeiro voo da maior variante do 737NG, em agosto de 2000 - Boeing
A aeronave fez o primeiro voo da maior variante do 737NG, em agosto de 2000 - Boeing

Depois de quase 22 anos transportando passageiros nos Estados Unidos, México, Canadá e em países da América Central, a Alaska Airlines retirou de operação na última segunda-feira (7), o primeiro Boeing 737-900 produzido no mundo.

A aeronave de prefixo N302AS estava na frota da companhia aérea desde 29 de abril de 2003 e seguiu ontem (8), para o Pinal Airpark (MZJ), no estado norte-americano do Arizona, onde será desmontada. A medida faz parte de um plano para retirar gradualmente a variante original do 737-900 de sua frota.

A maior variante do 737 NG foi lançada em junho de 1997 como concorrente direto do Airbus A321. Com fuselagem estendida em 2,4 metros em relação ao 737-800, a nova versão atingiu 42,1 metros de comprimento. No entanto, devido à configuração de saídas de emergência semelhante à do 737-800, a capacidade de passageiros permaneceu limitada a 189 assentos.

O N302AS foi utilizado como protótipo de testes pela Boeing sob o registro N737X. O primeiro voo ocorreu em 3 de agosto de 2000. A aeronave foi empregada em campanhas de certificação conduzidas pela Boeing e pelo fabricante de motores CFM International, acumulando 381 horas de testes.

Em julho de 2001, a Boeing utilizou a aeronave para investigar problemas identificados em variantes anteriores da família 737 NG. Entre os testes, foram analisados efeitos de “buffet” nos spoilers durante o pouso.

O protótipo também foi utilizado em testes com a Honeywell para avaliar vibrações e desgaste no duto de entrada da unidade auxiliar de potência (APU). Além disso, contribuiu para identificar a origem de ruídos excessivos na cabine de comando, o que levou a ajustes no isolamento acústico e no sistema de compensação lateral.

O avião acumulou quase 68.000 horas de voo e mais de 27.000 ciclos em todos os anos de operação. Atualmente, restam apenas quatro unidades do 737-900 original na frota da Alaska Airlines. Todas estão programadas para serem retiradas de operação até o fim do ano.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/04/2025, às 09h40


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