Alice poderá revolucionar o transporte aéreo civil ao viabilizar a eletrificação das aeronaves
Alice deverá ser o primeiro avião comercial e executivo desenvolvido como um modelo elétrico | Foto: Divulgação
O primeiro avião comercial elétrico está próximo de realizar seu voo inaugural, dando início a uma nova era no transporte aéreo. O Alice, um bimotor elétrico para até nove passageiros, está em fase avançada dos testes dinâmicos em solo.
A Eviation, responsável pelo Alice, concluiu com sucesso a fase final dos ensaios de taxiamento em baixa velocidade e rolagem na pista. Os testes estão sendo conduzidos no aeroporto municipal de Arlington (AWO), nos arredores de Washington D.C.
Rússia envia mais de 70 aviões em meio as tensões sociais no Cazaquistão
O Alice é, por ora, o único projeto de avião comercial novo baseado em propulsão elétrica, sendo equipado com dois motores Magni650 de 640 kW, desenvolvidos pela MagniX.
O avião está sendo oferecido em três versões: passageiros, carga ou executivo. A DHL, especializada em encomendas expressas, encomendou doze aeronaves, que terão capacidade para até 1.130 kg de carga e alcance de aproximadamente 440 nm (815 quilômetros) com uma única carga de bateria. Um dos desafios será tornar viável a recarga do avião durante suas escalas, aproveitando o tempo de solo para obter energia suficiente para a próxima etapa.
Eviation’s electric commuter plane, Alice, was out and about today north of Seattle, doing engine runs and prepping for high speed taxi tests. pic.twitter.com/hjHz39rw7Y
— JDL (@photoJDL) January 10, 2022
O Alice foi anunciado formalmente no último Paris Air Show, em 2019, como um conceito experimental. A rápida evolução do projeto ocorreu em paralelo ao desenvolvimento de motores elétricos e baterias mais eficientes, assim como do interesse do mercado por novos modelos de aeronaves.
A expectativa é que o primeiro voo do Alice ocorra ainda este semestre, abrindo assim caminho para uma revolução no transporte aéreo global.
Primeiro protótipo do Alice durante a fase final de montagem nas instalações da Eviation. Note configuração dos displays no cockpit (abaixo)
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/01/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h23
+lidas