AERO Magazine
Busca

Futuro elétrico

Primeiro avião comercial elétrico está próximo de realizar seu voo inaugural

Alice poderá revolucionar o transporte aéreo civil ao viabilizar a eletrificação das aeronaves


Eviation Alice Comercial

Alice deverá ser o primeiro avião comercial e executivo desenvolvido como um modelo elétrico | Foto: Divulgação

O primeiro avião comercial elétrico está próximo de realizar seu voo inaugural, dando início a uma nova era no transporte aéreo. O Alice, um bimotor elétrico para até nove passageiros, está em fase avançada dos testes dinâmicos em solo.

A Eviation, responsável pelo Alice, concluiu com sucesso a fase final dos ensaios de taxiamento em baixa velocidade e rolagem na pista. Os testes estão sendo conduzidos no aeroporto municipal de Arlington (AWO), nos arredores de Washington D.C.

O Alice é, por ora, o único projeto de avião comercial novo baseado em propulsão elétrica, sendo equipado com dois motores Magni650 de 640 kW, desenvolvidos pela MagniX.

O avião está sendo oferecido em três versões: passageiros, carga ou executivo. A DHL, especializada em encomendas expressas, encomendou doze aeronaves, que terão capacidade para até 1.130 kg de carga e alcance de aproximadamente 440 nm (815 quilômetros) com uma única carga de bateria. Um dos desafios será tornar viável a recarga do avião durante suas escalas, aproveitando o tempo de solo para obter energia suficiente para a próxima etapa.

O Alice foi anunciado formalmente no último Paris Air Show, em 2019, como um conceito experimental. A rápida evolução do projeto ocorreu em paralelo ao desenvolvimento de motores elétricos e baterias mais eficientes, assim como do interesse do mercado por novos modelos de aeronaves.

A expectativa é que o primeiro voo do Alice ocorra ainda este semestre, abrindo assim caminho para uma revolução no transporte aéreo global.

Eviation Alice Comercial

Primeiro protótipo do Alice durante a fase final de montagem nas instalações da Eviation. Note configuração dos displays no cockpit (abaixo)

Eviation Alice Executive

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/01/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h23


Mais Notícias