AERO Magazine
Busca

Guerra conta o COVID-19

Primeira parte da remessa de insumos médicos chegou hoje ao Brasil

Boeing 777 da Latam transportou 53 toneladas de máscaras e outros equipamentos para combate à Covid-19


Latam transportou mais de 53 toneladas de máscaras e equipamentos médicos da China

Chegou na manhã de hoje (10) o primeiro Boeing 777-300ER da Latam transportando insumos e equipamentos médicos para o combate a COVID-19. O voo custeado pela rede varejista Americanas pousou no aeroporto internacional de Guarulhos.

Esta operação é a primeira de duas que serão realizadas pela Latam para o transporte de 15 milhões de máscaras triplas destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença.

LEIA TAMBÉM

O avião (PT-MUJ) decolou no sábado (9/5) às 16h de Xangai (horário local), com uma escala técnica em Amsterdã, na Holanda, pousando no Brasil às 7h deste domingo. A viagem teve ao todo mais de 18.000 quilômetros percorridos em 46 horas.

Ao chegar em Guarulhos, a torre de controle recepcionou a aeronave com uma mensagem especial de boas-vindas, ressaltando a importância deste voo entre a China e o Brasil com insumos hospitalares para o apoio ao combate ao novo coronavírus.

A Latam está preparando um segundo voo que trará a outra parte da remessa de máscaras, que chegará ao aeroporto de Guarulhos às 8h40 de amanhã (11). Cada voo transportou 7,5 milhões de máscaras triplas e um total de 53 toneladas.

Interior dos Boeing 777-300ER da Latam foram totalmente adaptados para poder aumentar a sua capacidade operacional de transporte de carga, com parte considerável da remessa sendo alocada na cabine de passageiros, inclusive sobre os assentos. O procedimento se tornou uma rotina na aviação regular e teve a autorização da Anac.

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) é responsável por esta operação especial, que deverá para trazer da China 1,2 mil toneladas de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde, contando ainda com uma doação de R$ 5,7 milhões das Lojas Americanas, que ficou responsável por cobrir os custos de transporte.

Dentro do Brasil, a Latam Cargo está contribuindo com o abastecimento dos insumos e equipamentos médicos para o abastecimento dos estados com o transporte dos itens de combate ao COVID-19. Desde 15 de março, a Latam Cargo já realizou mais de 130 voos, sendo 600 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/05/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h49


Mais Notícias