FAB realiza exercício de defesa aérea para Cúpula do Brics no Rio
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na tarde de ontem (3), um exercício de defesa aérea na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, como preparação para a Cúpula do BRICS, que acontece entre 4 e 7 de julho na cidade.
A simulação mobilizou um caça A-29 Super Tucano em situação de alerta, em que uma aeronave é acionada do solo para responder a uma ameaça ao espaço aéreo. O treinamento faz parte da rotina operacional da FAB e busca garantir resposta imediata a eventuais violações durante o evento internacional.
“Durante o Brics, qualquer aeronave que ingresse sem autorização nas áreas restritas ou proibidas sofrerá uma ação como esta e estará sujeita às medidas de defesa”, afirmou o Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar).
O Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, subcomandante do III Comar, fala sobre o treinamento de Defesa Aérea, visando à atuação durante as atividades do Brics, que ocorrerão no Rio de Janeiro, neste fim de semana.
— AERO Magazine (@Aero_Magazine) July 4, 2025
📺: AERO Magazine/Marcel Cardoso. pic.twitter.com/CNZOngxK4w
Além dos A-29 Super Tucano, a defesa aérea contará com caças F-5, mísseis RBS 70, radares antiaéreos do 1.º Batalhão de Guerra Eletrônica e sistemas antidrones. A operação ocorre no mesmo local destinado ao desembarque de líderes estrangeiros, com previsão de recepção de cerca de 15 delegações internacionais e o emprego de mais de 600 militares.
A Marinha do Brasil participa das ações com um contingente de 50 militares, sob a coordenação do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), que atua em conjunto com órgãos de segurança pública.
Durante o evento, o Comando Operacional Conjunto Redentor, formado pelas três Forças Armadas sob o Ministério da Defesa, atuará em áreas como:
No total, cerca de 1.700 militares da FAB estarão envolvidos nas operações de segurança. O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica fará escoltas de autoridades, enquanto o Esquadrão PARA-SAR estará de prontidão para missões contraterrorismo no Museu de Arte Moderna (MAM), sede da reunião de cúpula.
A FAB também participa da defesa BNQR com equipes do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), responsáveis por atendimento especializado e evacuação de vítimas para hospitais de referência.
+lidas