Airbus apresenta novo conceito de Primeira Classe no A350-1000 com suíte dupla
Diante da crescente transformação da indústria da aviação nas últimas décadas, o setor busca não só uma maior eficiência operacional, mas também no conforto e experiência interna dos passageiros, nem que para isso seja necessário reinventar conceitos consolidados, como a cabine de uma aeronave.
Neste sentido, a Airbus revelou um novo modelo de cabine First Class para o A350-1000 durante a Aircraft Interiors Expo. A proposta, chamada de “First Class Experience”, foi apresentada por meio de realidade aumentada (AR) no estande da fabricante e visa demonstrar o potencial do jato para oferecer uma experiência de alto padrão a bordo.
O destaque da proposta é a First Class Master Suite, desenvolvida pela equipe de design da própria Airbus. A suíte central, localizada entre os dois corredores da aeronave, foi projetada para acomodar dois passageiros com acesso exclusivo a lavatório, área para troca de roupa, bar e cama de casal.
Para viabilizar o layout “1-1-1” — com três suítes por fileira —, a Airbus redesenhou o espaço entre as portas 1 e 2 do A350-1000, maximizando a área útil da cabine. Estruturas que antes ocupavam esse espaço, como lavatórios e compartimentos de armazenamento, foram realocadas para um novo Centro Modular, posicionado atrás da porta 1 e em frente ao cockpit.
O acesso à área de descanso da tripulação dianteira (FCRC) também foi transferido para o novo módulo, o que reduz o fluxo de movimentação dos tripulantes na área de passageiros e contribui para maior privacidade nas suítes.
A Airbus destaca que as dimensões internas do A350-1000 permitem configurações de cabine mais amplas. O conceito inclui novos painéis de teto esculpidos, sistema de iluminação de boas-vindas integrado e outros elementos de ambientação.
A proposta pretende "inspirar potenciais clientes e demonstrar como o novo módulo central viabiliza uma verdadeira cabine de Primeira Classe", afirmou a Airbus. A fabricante também está aberta a sugestões de operadores para aprimorar o projeto.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 11/04/2025, às 14h04
+lidas