AERO Magazine
Busca

Ataque com drone

Presidente de Belarus confirma danos no A-50 russo

Em entrevista oficial o Presidente de Belarus confirmou danos ao avião A-50 e a prisão de mais de 20 pessoas envolvidas no ataque


Divulgação
Divulgação

O presidente da Bielorrússia (Belarus), Alexander Lukashenko, confirmou que o avião-radar russo A-50 foi danificado durante o ataque promovido por um pequeno drone operado por um grupo opositor ao governo.

“O serviço de segurança da Ucrânia, a liderança da CIA [serviço de inteligência dos EUA], a portas fechadas, está realizando uma operação contra a República da Bielorrússia”, disse Lukashenko, segundo divulgou agência de notícias oficial Belta.

Lukashenko informou que os danos foram pequenos, mas não entrou em detalhes. Também disse que mais de vinte pessoas, que estariam envolvidas no ataque, foram presas.

O ataque foi reivindicado por um grupo opositor ligado ao plano Peramoga (vitória) e ao movimento anti-governo BYPOL, que não reconhecem a legitimidade de Aleksandr Lukashenko, no poder desde 1994, e um dos maiores aliados do presidente russo Vladimir Putin.

O grupo em questão divilgou imagens do pequeno drone se aproximando e até pousando no avião, mas nada de concreto foi revelado nem detalhes da aeronave danificada. Após alguns dias um A-50, que acredita-se ser o avião em questão, foi registrado decolando da base aérea Machulishchy.

A aeronave de alerta aéreo e controle (AEW&C, na sigla em inglês) é uma variante do avião de transporte Ilyushin Il-76, sendo parte da importante aviação estratégica russa, principalmente na área de combate da Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 08/03/2023, às 09h15


Mais Notícias