EUA enviaram Bombardeiros para Guam, ilha de importância estratégica no Pacífico
Bombardeiros estratégicos e supersônicos B-1B Lancer da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) estão na Base Aérea de Andersen em Guam, no Pacífico. Os aviões pousaram na pequena ilha no dia 18 de outubro.
As aeronaves irão cumprir missões operacionais e de treinamento na região, ao mesmo tempo que ocorrem as crescentes tensões com a China.
A base aérea de Andersen é um ponto estratégico da geopolítica dos Estados Unidos na região do Oceano Pacífico. A base recebe várias aeronaves durante todo o ano. Os B-1B passaram por lá no começo de 2022." O B-1 é uma plataforma especialmente capaz nesta região, sendo capaz de percorrer grandes distâncias e ter poder de fogo significativo com munições de precisão e de afastamento", disse o diretor de operações do 37º Esquadrão de Bombas, Daniel Mount.
Estas missões da USAF que envolvem deslocamneto de bombardeiros são chamadas de (BTF, na sigla em inglês) e ocorrem em outras regiões de interesse de Washington, como na Europa, com os B-52H instalados no Reino Unido.
Este ano está sendo marcado não só pela Guerra da Ucrânia, mas pela tensão entre Taiwan, Pequim e Washington, que fornece armas para os militares taiwaneses.
Outro ponto que tem ganhado destaque são os testes militares da Coreia do Norte que provocam instabilidades diplomáticas na região.
Por André Magalhães
Publicado em 25/10/2022, às 11h50
+lidas