AERO Magazine
Busca

Por respeito

Por consideração a Trump, Japão decide comprar modernos drones militares

RQ-4 Global Hawk desempenha importantes missões estratégicas de vigilância


O Global Hawk tem uma envergadura de 39,9 metros e uma autonomia de superior a 34 horas | Foto:  Northrop Grumman

O Japão decidiu por manter a decisão de compra de drones RQ-4 Global Hawk dos Estados Unidos. Em 2020, o governo japonês anunciou que iria cancelar a compra dos RQ-4 por conta dos altos custos.

No entanto, houve uma mudança de planos e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, confirmou a compra das aeronaves não tripuladas.  

A razão específica para tal reviravolta não foi revelada oficialmente, mas fontes disseram que foi em consideração a Donald Trump, que a época era presidente dos EUA e insistiu bastante da venda.

O custo para aquisição dos drones são altos, com valores estimados em US$ 528 milhões, mais os recursos destinados para operação e manutenção também na casa dos milhões de dólares.

A princípio o Japão irá colocar três drones RQ-4 Global Hawk na base aérea de Misawa, na prefeitura de Aomori, nordeste do Japão.

A aeronave poderia cumprir importantes e estratégicas missões de vigilância aérea, a aeronave é controlada à distância por um piloto em terra, por meio de rádio e satélite. O Global Hawk pode coletar imagens e informações eletrônicas de uma altitude de mais de 15.000 metros.

A missão de vigilância para o Japão é importante, pois, no momento, estão acontecendo tensões com Pequim, na região do Mar da China, que banha a costa japonesa. Além disso, o investimento no setor bélico está cada vez maior, o que preocupa não só o Japão e os países da região, mas também os Estados Unidos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 10/01/2022, às 10h10 - Atualizado às 15h33


Mais Notícias