AERO Magazine
Busca

Meta alcançada

China alcança meta de produção e testes de aviões militares em 2021

Avanço da indústra bélica chinesa têm causado muitas preocupações para os Estados Unidos


Produção em massa do caça de 5º geração chinês J-20 são uma das preocupações dos EUA | Foto: Divulagação

A indústria aeronáutica da China vai finalizar o ano de 2021 com as metas de produção de aviões militares concluídas. De acordo com o site Global Times, os trabalhos relacionados a produção e voos de testes programados para este ano foram feitos.

Este ano foi marcado por algumas mostras de poder e capacidade por parte dos chineses. Entre elas a apresentação do caça J-16D, uma versão voltada exclusivamente para missões de guerra eletrônica, que foi apresentado no Airshow China 2021, em setembro, ou então a divulgação do caça naval atualizado J-15.

No cenário mais futurístico a China apresentou novidades do FC-31, uma versão furtiva e naval que faz frente ao norte-americano F-35. As características do caça chinês são compatíveis ao norte-americano, as versões navais são o F-35B e F-35C.

O fabricante Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd, que produz os caças J-10 e o furtivo J-20, divulgou que quebrou recordes na entrega das aeronaves em meio à alta demanda, com o caça furtivo chinês já em fase de produção em massa.

Partindo para aviação de maior porte, destaca-se o Xian Y-20 uma aeronave de transporte com capacidade para reabastecer outras aeronaves. Um ponto a se considerar são os motores de fabricação nacional.

Saiba Mais

Os Estados Unidos estão preocupados com o avanço considerável no desenvolvimento dos caças chineses Shenyang J-15 e Chengdu J-20. O Departamento de Defesa (DoD), em seu relatório anual enviado ao Congresso, informou que existe um número crescente na frota destes aviões.

“As aeronaves [AEW&C] amplificam a capacidade da PLAAF de detectar, rastrear e apontar ameaças em condições variadas, em volumes maiores e em distâncias maiores”, diz o DoD, em nota publicada pela Flight Global.

 Ainda foi informado que outras aeronaves, como o Shenyang J-16 e Chengdu J-10C, também estão operando usualmente junto aos modelos de alerta antecipado (AEW), Shaanxi KJ-500 AEW&C, em regiões do Oceano Pacífico. A força aérea da China (PLAAF, na sigla em inglês) tem avançado rapidamente no desenvolvimento e introdução de novos tipos de aviões.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 27/12/2021, às 10h40 - Atualizado às 13h02


Mais Notícias