Trecho da BR-116 virou uma pista de pouso improvisada para receber aviões carregados com mantimentos para o RS
A fim de permitir o atendimento a um maior número de aviões que pousam e decolam trazendo mantimentos, uma pista improvisada foi criada em um trecho da BR-116, na cidade de Guaíba.
Com o aumento da ajuda à população do Rio Grande do Sul, que sofre com a pior catástrofe natural dos últimos anos, dezenas de aeronaves passaram a se deslocar diariamente para aeroportos de cidades gaúchas. O volume de tráfego tem criado problemas de congestionamentos nos aeroportos, o que exigiu a criação de alternativas provisórias para atender ao grande volume de tráfego.
Para as operações aéreas foram criadas barreiras informando que o local passaria a servir como pista de pouso para trazer suprimentos às vítimas. Os voluntários que coordenam o tráfego aéreo ficam de prontidão auxiliando com sinalizadores para indicar a correta localização do local para pouso, que é um trecho mais retilíneo da BR-116.
O primeiro pouso ocorrido na pista improvisada ocorreu no dia 7, realizado por um avião que havia partido do Rio de Janeiro, com 300 litros de água e alimentos não-perecíveis. Desde então, outras aeronaves já utilizaram a pista para levar ajuda humanitária às vítimas das fortes chuvas que alagaram cidades inteiras do Rio Grande do Sul.
Por Micael Rocha
Publicado em 14/05/2024, às 03h14
+lidas