AERO Magazine
Busca

Caminho da Índia

Piper e Air India fecham acordo para até 93 unidades do Archer DX

A Air India fechou um acordo para a encomenda de 31 unidades do Archer DX, com opções para até mais 62 aeronaves


As entregas irão começar até março - Divulgação
As entregas irão começar até março - Divulgação

A Piper Aircraft anunciou nesta sexta-feira (14), um novo acordo com a Air India para a encomenda de 31 aeronaves do modelo Archer DX, com opções para até mais 62 unidades, com entregas previstas para serem iniciadas ainda no primeiro trimestre. 

A aquisição faz parte da estratégia da Air India para fortalecer sua nova Organização de Treinamento de Voo (FTO), localizada no aeródromo da cidade indiana de Maharashtra, que será a maior instalação de formação de pilotos da região Sul da Ásia.

"Estamos entusiasmados em firmar esta parceria com a Piper Aircraft enquanto estabelecemos a primeira escola de formação de pilotos cadetes de uma companhia aérea na Índia. Vemos isso como o início de uma colaboração com a Piper para apoiar a visão da Air India de fortalecer o ecossistema de treinamento de aviação no país e alcançar a autossuficiência", disse Sunil Bhaskaran, Diretor da Academia de Aviação da Air India.

Fabricante atingiu maior volume de entregas em duas décadas

Mais de 290 aeronaves foram entregues pela Piper no ano fiscal de 2024, segundo dados divulgados pelo fabricante, na última quinta-feira (13). O número representa um aumento de quase 20% em relação a 2023.

Um dos principais contribuintes para esse crescimento é o M700 FURY, avião lançado em março de 2024. As entregas domésticas nos EUA totalizaram 217 aeronaves, um aumento de 7,0% em relação a 2023. Já as entregas internacionais cresceram 76%, com 74 aeronaves entregues.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/02/2025, às 19h09


Mais Notícias